• Resumo

    INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA PUCRS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO REDE DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

    Data de publicação: 07/08/2015
    O projeto da Rede de Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino-Americanas (RISU) é uma iniciativa da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), realizado em 2014, que contou com a participação de 65 Universidades Latino-Americanas, distribuídas entre Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. No Brasil, participaram treze universidades das regiões Sul e Sudeste, sendo três Universidades Paulistas, uma Paranaense, quatro Catarinenses e cinco Gaúchas, dentre as quais está a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O instrumento utilizado neste projeto foi um questionário com 114 indicadores distribuídos em onze temáticas de possível aplicação da sustentabilidade nas Universidades: políticas de sustentabilidade; sensibilização e participação; responsabilidade socioambiental; docência; investigação e transferência; urbanismo e biodiversidade; energia, água, mobilidade, resíduos e contratação responsável. Este artigo é, portanto, uma análise dos resultados destes indicadores na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que há alguns anos vem apostando em um processo de ambientalização, tanto da formação de futuros profissionais quanto da pesquisa e da produção de conhecimento para a resolução de problemas ambientais, configurando-se como um espaço educador-sustentável. Desta forma, o objetivo, tanto da participação no projeto RISU quanto da análise dos resultados, integra os esforços de ambientalização da universidade. Os resultados apresentados oferecem um panorama do desempenho da universidade para cada um dos eixos temáticos abordados pelos indicadores e discute possíveis melhorias em alguns destes eixos e frentes de ação.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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