• Resumo

    GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Data de publicação: 31/03/2017
    Esse artigo objetiva descrever os resultados de uma pesquisa que investigou as representações de gênero entre alunos de escola pública, dos anos iniciais do ensino fundamental II. O estudo foi realizado em seis turmas do sexto ano do ensino fundamental, totalizando 226 alunos, dos quais 126 meninos e 100 meninas, entre 10 e 11 anos. Foi solicitado que as crianças expressassem por meio da escrita e do desenho sua opinião a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”. O objetivo era descobrir as representações que esses alunos tinham em relação à questão do gênero. Flagraram-se nessa atividade algumas imagens (desenhos) que trazem as vozes dos alunos acerca do que é “ser homem e o que é ser mulher” na contemporaneidade, carregadas de visões estereotipadas. A partir dos desenhos dos alunos pôde-se pensar sobre os desafios e as potencialidades de se discutir as relações entre diversidade e gênero no espaço escolar, a fim de buscar propostas de ação docente mais efetivas, no sentido de construir outro olhar para a diversidade e alterações das relações de gênero na escola e, portanto, na sociedade. Tarefa, certamente, árdua, mas possível e emergente, pois a desigualdade de gênero implica relações assimétricas de poder.

Revista Contrapontos

A CONTRAPONTOS é uma publicação reconhecida pela área da Educação, seriada, arbitrada e dirigida prioritariamente a uma comunidade acadêmico-científica. Vem circulando nacionalmente desde 2001.

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