A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AMBIENTAIS: FUNDAMENTO TEÓRICO E CONSTITUCIONAL

Autores

  • Jeferson Dytz Marin UCS
  • Cristina Dias Montipó UCS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v7n2.p1469-1490

Palavras-chave:

ambiente, Constituição, participação, alfabetização ecológica, políticas públicas.

Resumo

A educação ambiental é importante protagonista da construção da consciência ecológica e do desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente, firmada nos princípios da ecologia profunda. A afirmação da democracia ambiental, bem como de uma cultura preservacionista passa pela correta leitura e consideração dos princípios constitucionais ambientais e pela aplicação irrestrita da concepção da alfabetização ecológica. Desse modo, a alfabetização ecológica, como prática pedagógica multidisciplinar, baseada na participação, emerge como plataforma de auxílio à superação da fragmentação
do saber, do cartesianismo e da filosofia da consciência, que separa sujeito e objeto, facilitando a compreensão, por meio dos princípios da ecologia, de como viver de maneira sustentável, amparando as políticas públicas educacionais e o
constitucionalismo ambiental.

 

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Como Citar

MARIN, J. D.; MONTIPÓ, C. D. A ALFABETIZAÇÃO ECOLÓGICA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AMBIENTAIS: FUNDAMENTO TEÓRICO E CONSTITUCIONAL. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1469–1490, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v7n2.p1469-1490. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5633. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos