Indexadores

A ANVUR (Agenzia Nazionale di Valutazione del Sistema Universitario e della Ricerca) é uma agência nacional da Itália responsável por avaliar a qualidade das universidades e instituições de pesquisa no país. Ela foi criada em 2006 e é encarregada de garantir padrões elevados de ensino superior e pesquisa científica, tanto nas instituições públicas quanto privadas.

   

O Google Acadêmico (Google Scholar) é uma ferramenta de busca gratuita, desenvolvida pelo Google, que permite pesquisar e acessar literatura acadêmica, incluindo artigos científicos, teses, dissertações, livros, resumos, patentes e decisões judiciais. O Google Acadêmico indexa publicações de diversas áreas do conhecimento, facilitando o acesso a conteúdo revisados por pares e disponibilizados por editoras, universidades, bases de dados acadêmicas e repositórios institucionais.

O DOAJ (Directory of Open Access Journals) é um diretório online que indexa e fornece acesso a revistas acadêmicas e científicas de acesso aberto e revisadas por pares de diversas áreas do conhecimento. Criado em 2003, o DOAJ tem como objetivo aumentar a visibilidade e acessibilidade de publicações científicas que estão disponíveis gratuitamente para o público, promovendo o acesso aberto a resultados de pesquisas acadêmicas em nível global.

O Latindex é um sistema de informação especializado na divulgação e promoção de revistas acadêmicas publicadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Criado em 1995 pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o Latindex tem como objetivo aumentar a visibilidade, acessibilidade e qualidade das publicações científicas dessas regiões.

O CAPES Periódicos é um portal de acesso a conteúdo acadêmicos e científicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério da Educação. O portal oferece acesso gratuito a uma vasta coleção de revistas científicas, bases de dados, livros eletrônicos, teses, dissertações e outros materiais acadêmicos de diversas áreas do conhecimento.

O Miguilim é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) criada com o intuito de agregar, em um único local, informações sobre as revistas científicas editadas e publicadas no Brasil que se encontravam dispersas em diferentes plataformas. O Diretório reúne em sua base de dados o cadastro de informações essenciais das políticas editoriais de milhares de revistas científicas brasileiras e tem como objetivos básicos:

O OpenAlex é um catélogo de trabalhos acadêmicos gerido pela OurResearch, Uuma organização sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas para Ciência Aberta. A plataforma mantém o registro de artigos, conjuntos de dados, livros e dissertações. Além disso, a plataforma monitora as conexões entre os trabalhos, encontrando associações por meio de fatores como periódicos, autores, afiliações institucionais, citações, conceitos e financiadores.

O Diretório de políticas editoriais das revistas científicas brasileiras (Diadorim) é um serviço do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) que reúne as políticas editoriais sobre o armazenamento e acesso aos artigos das revistas científicas brasileiras em repositórios institucionais de acesso aberto. O Diadorim serve para localizar informações sobre as políticas de acesso e armazenamento dos artigos das revistas científicas brasileiras em repositórios institucionais de acesso aberto. É um serviço voltado para os autores, editores de revistas e para gestores de repositórios institucionais.