Gerenciamento e Financiamento do Periódico

GERENCIAMENTO DO PERIÓDICO

O processo editorial da Revista Eletrônica Direito e Política é cuidadosamente estruturado, contando com procedimentos sistemáticos que oferecem suporte ao editor-chefe, editor executivo, revisores e autores em todas as etapas da editoração científica.

Além do Conselho Editorial, a revista dispõe de um corpo técnico formado por mestres e doutores que atuam como assistentes editoriais, responsáveis por apoiar integralmente o fluxo editorial, assegurando a qualidade das publicações, a pontualidade na divulgação e a conformidade com os requisitos exigidos por indexadores e comitês de ética, como Web of Science, Scopus, SciELO e as Diretrizes do Committee on Publication Ethics (COPE).

Os assistentes editoriais desempenham funções essenciais, como a verificação da originalidade dos trabalhos submetidos, a análise de conformidade com as normas de formatação e linhas de pesquisa, bem como a interlocução constante com autores, revisores e editores no desenvolvimento das rotinas editoriais. Também são responsáveis pela elaboração de estatísticas relacionadas ao desempenho da revista nas diferentes bases de indexação em que se encontra cadastrada.

A gestão do fluxo editorial é realizada por meio da plataforma Open Journal Systems (OJS 3), desenvolvida pelo Public Knowledge Project (PKP), a qual possibilita o gerenciamento transparente e impessoal do processo de revisão por pares, além de permitir a exportação dos artigos em formato XML para indexadores internacionais.