DIREITO COMO INTEGRIDADE: BREVES APONTAMENTOS ACERCA DAS LINHAS ESTRUTURAIS DA PROPOSTA DE RONALD DWORKIN PARA TEORIA DO DIREITO

Autores

  • Fábio Fernandes de Oliveira Lyrio UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v2n1.p16~35

Palavras-chave:

Direito como integridade. Princípios. Regras. Interpretação.

Resumo

Dworkin propõe uma reformulação teórica na análise do fenômeno jurídico através de uma dualidade necessária de perspectiva: ao tempo que combate o Positivismo Jurídico e sua concepção de Direito como fruto tão-somente de práticas sociais consagradas ou decisões institucionais explícitas, ataca o Utilitarismo Econômico individualista. Segundo o autor, é inútil, diante do contínuo processo de (re) interpretação do Direito enquanto prática social, a tentativa de estabelecimento de critérios que tenham um mínimo de perenidade para servirem de norte seguro à avaliação das proposições jurídicas; assim, são rejeitadas as teorias que pressupõem que os aplicadores do Direito usam basicamente os mesmos critérios (lingüísticos) para decidir quando as proposições jurídicas são falsas ou verdadeiras. Os direitos e as responsabilidades impostas pelo convívio social decorrem não somente de decisões políticas anteriores explícitas (Regras), mas também de Princípios que são pressupostos como justificativa para tais convenções. O Direito como Integridade defende que as afirmações jurídicas são opiniões interpretativas que, por esse motivo, combinam elementos que se voltam tanto para o passado quanto para o futuro; interpretam a prática jurídica contemporânea como uma política em processo de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-05-2015

Como Citar

DE OLIVEIRA LYRIO, F. F. DIREITO COMO INTEGRIDADE: BREVES APONTAMENTOS ACERCA DAS LINHAS ESTRUTURAIS DA PROPOSTA DE RONALD DWORKIN PARA TEORIA DO DIREITO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 16~35, 2015. DOI: 10.14210/rdp.v2n1.p16~35. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/7510. Acesso em: 24 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos