• Resumo

    Avaliação da Satisfação dos Turistas na Ilha João da Cunha – SC – Brasil

    Data de publicação:
    A presente dissertação objetivou avaliar a satisfação dos turistas que visitam a Ilha João da Cunha, relacionando o seu grau de satisfação com as características dos visitantes, no intuito de reconhecer tipologias e subsidiar a tomada de decisões. Identificouse também o perfil do turista que visita a Ilha e os fatores que mais contribuíram para sua satisfação e/ou para sua insatisfação. A presente pesquisa se constitui num estudo descritivo de caráter indutivo e abordagem positivista e utilizou o procedimento estatístico com base nas técnicas de análise multivariada. Os dados utilizados foram originados em um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Coordenação de Pesquisas e Projetos em Turismo e Hotelaria, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sofreram um redirecionamento segundo os objetivos assumidos neste estudo. Os resultados dos processamentos possibilitaram a conclusão de que o grau de satisfação dos visitantes da Ilha de João da Cunha é positivo e considerável, que o fator mais crítico na geração de insatisfação nos turistas é o preço cobrado pela comida, e os fatores mais positivos para a satisfação desses turistas são a paisagem do local, assim como a decoração do restaurante e o Centro Ecológico Adventure House. Quanto às tipologias dos visitantes identificaram-se as características dos indivíduos satisfeitos e dos insatisfeitos, o que comparada com o perfil da maioria dos visitantes do destino se constitui em fator fundamental para a tomada de decisões e gestão do empreendimento. Palavras-chave: João da Cunha, Ilha (SC), Satisfação do consumidor, Turismo

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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