• Resumo

    EDUCAÇÃO SUPERIOR EM GASTRONOMIA NO BRASIL: DA NECESSIDADE AO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO NA UNIVALI

    Data de publicação:
    A presente dissertação tem como tema a educação superior em Gastronomia. A abordagem parte da necessidade da melhoria da qualidade de serviços no setor de restauração, como componente possibilitador do turismo. A Gastronomia é colocada como o diferencial de qualidade no setor da restauração turística, seja no fornecimento da alimentação turística, seja como elemento cultural na medida em que demonstra os hábitos de um destino turístico. O objetivo geral é avaliar a consonância da oferta do curso de Gastronomia da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) com a necessidade de formação superior de Recursos Humanos. Buscou-se subsídios atualizados na legislação brasileira; nas ofertas de cursos referenciais no setor da Gastronomia no exterior (França, Suíça e Estados Unidos entre outros) e no Brasil; na bibliografia especializada em educação, em turismo e em qualidade de serviços; no estudo sobre os perfis funcionais para chef’s e gerentes, divulgado pelo Instituto de Hospitalidade e em pesquisa realizada junto a profissionais e educadores da área para fins do presente estudo. Com base nestes elementos, os resultados indicam a consonância do projeto pedagógico do curso de Gastronomia da Univali com as necessidades e demandas do mercado quanto à formação superior de Recursos Humanos.

Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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