• Resumo

    A Percepção dos Visitantes Quanto ao Patrimônio Cultural Edificado Conservado: Estudo de Três Igrejas Restauradas em Ouro Preto e Mariana, Minas Gerais

    Data de publicação: 21/04/2025

    Objetivo – Este artigo investiga a percepção dos visitantes frente ao patrimônio cultural edificado conservado, com foco em três igrejas recém restauradas em Minas Gerais, nas cidades de Ouro Preto e Mariana, uma vez que não há estudos contemporâneos que indiquem como a restauração do patrimônio influencia a experiência dos visitantes.

    Desenho/metodologia/abordagem – A pesquisa utiliza como base os comentários de visitantes na plataforma Tripadvisor, coletados e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, com o objetivo de compreender como os processos de conservação afetaram a experiência dos visitantes antes, durante e depois do restauro. A metodologia adotada envolveu web scraping para coleta dos dados e a posterior categorização dos comentários.

    Resultados – Antes da restauração, notou-se a insatisfação dos visitantes com o estado da má-conservação das edificações, ressaltando a importância histórica e cultural das igrejas. Durante o processo, a falta de informações relativas às obras e prazos impactaram negativamente a experiência dos visitantes. Já após o restauro, os visitantes ressaltaram a relevância da valorização do patrimônio cultural edificado e recomendaram a visita.

    Limitações/implicações da pesquisa – Os resultados sugerem que projetos de conservação incluam práticas de "restauro aberto" e estratégias de comunicação que mantenham os visitantes informados durante o processo de restauração.

    Implicações práticas – Conclui-se que a percepção dos turistas sobre o estado de conservação do patrimônio cultural tem um impacto direto na qualidade de sua experiência de visitação.

    Originalidade/valor – O estudo reforça a importância da educação patrimonial e de uma gestão equilibrada que considere tanto a preservação quanto o desenvolvimento do turismo nas cidades de Ouro Preto e Mariana

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Turismo: Visão e Ação

A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

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