A sociedade 5.0 representa um novo passo na evolução tecnológica em benefício do ser humano, trazendo mais qualidade de vida, inclusão social e sustentabilidade. O turismo, por sua vez, obtém benefícios diretamente das evoluções tecnológicas, se tratando de um campo aberto às inovações trazidas pela sociedade 5.0. Portanto, estabelece-se como objetivo de estudo, constatar os efeitos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) relacionadas à Sociedade 5.0 sobre o turismo, apresentados em livros eletrônicos da Organização Mundial do Turismo (OMT). Neste estudo qualitativo e exploratório, adotou-se a seção de e-library do portal da Organização Mundial do Turismo, para coleta de materiais, considerando o intervalo anual de 2016 a 2023, o primeiro ano de citação a respeito da sociedade 5.0 e o ano de realização deste estudo, respectivamente. Justifica-se a escolha da biblioteca da OMT, porque é a maior coleção online de publicações e estatísticas na área de turismo. Usando o critério de pesquisa “society 5.0”, o resultado mostrou um total de 1.438 materiais, dos quais 85 foram analisados. Através de uma metodologia qualitativa de análise de conteúdo, foram identificados impactes abrangentes em setores associados às políticas públicas, gestão e planejamento de destinos e recursos. O uso de diversas tecnologias de informação e comunicação permitiu a identificação de várias soluções, com destaque para as melhorias no acolhimento de turistas, na qualidade de vida e sustentabilidade das comunidades, na promoção dos territórios, na robustez da informação e na facilidade em realizar reservas para experiências turísticas. Todas essas funcionalidades tecnológicas contribuem para oferecer aos turistas uma experiência mais autônoma e enriquecedora.
Acerenza, M. Á. (2006). Conceptualización, origen Y evolución del turismo. Trillas.
Aires, J., Costa, C., & Brandão, F. (2022). Rumo a um conceito de inovação no turismo. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 16(e-2577). https://doi.org/https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2577
Alimohammadlou, M., & Khoshsepehr, Z. (2023). The role of Society 5.0 in achieving sustainable development: a spherical fuzzy set approach. Environmental Science and Pollution Research, 30, 47630–47654. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s11356-023-25543-2
Andrade, J. V. (2002). Turismo: Fundamentos e dimensões. Editora Ática.
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.
Beni, M. C. (2001). Análise estrutural do turismo. Senac.
Brito, B. D. M. (2017). Tecnologia da informação turística. SESES.
Christou, P. A. (2022). The history and evolution of tourism. CABI.
Çipi, A., Fernandes, A. C. R. D., Ferreira, F. A. F., Ferreira, N. C. M. Q. F., & Meidute-Kavaliauskienè, I. (2023). Detecting and developing new business opportunities in society 5.0 contexts: A sociotechnical approach. Technology in Society, 73, 102243. https://doi.org/https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2023.102243
Corrêa, S. C. H., & Gosling, M. d. S. (2023). A experiência turística inteligente na perspectiva do viajante. Turismo - Visão e Ação, 25(1), 72–93. https://doi.org/10.14210/rtva.v25n1.p72-93
da Costa Tavares, M. d. C., & do Carmo Azevedo, G. M. (2021). Society 5.0 as a contribution to the Sustainable Development Report. In: de Carvalho, J. V., Rocha, Á., Liberato, P., & Peña, A. (Eds.), Advances in Tourism, Technology and Systems (pp. 49–63). Springer. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-981-33-4256-9_5
De La Torre, O. (1992). El turismo, fenomeno social. Fundo de cultura económica.
Ferreira, J. N. (2019). Bem-vindos à sociedade 5.0 Bem-vindos (de volta) à era das pessoas. Eco. https://eco.sapo.pt/especiais/bem-vindos-a-sociedade-5-0-bem-vindos-de-volta-a-era-das-pessoas/
Fukuyama, M. (2018). Society 5.0: Aiming for a new human-centered society. Japan Spotlight, 27(5), 47–50.
Fundação Instituto de Administração. (2019). Sociedade 5.0: O que é, objetivos e como funciona. https://fia.com.br/blog/sociedade-5-0/
Joyce, S. (2013). A brief history of travel technology - From its evolution to looking at the future. https://www.phocuswire.com/A-brief-history-of-travel-technology-from-its-evolution-to-looking-at-the-future
Keidanren. (2017). Society 5.0 for SDGs. https://www.keidanren.or.jp/en/policy/csr/2017reference2.pdf
Machado, F. N. R. (2018). Big Data: o futuro dos dados e aplicações. Saraiva.
Mathieson, A., & Wall, G. (1982). Tourism: economic, physical and social impacts. Longman.
Mcintosh, R. W., Goeldner, C. R., & Ritchie, J. R. B. (2000). Turismo: Planeación, administración y perspectivas. Limusa Noriega Editores.
Mitra, A., & Chaurasia, R. (2022). Emerging Technologies and Global Pandemic. In: Shaw, R., & Gurtoo, A. (Eds.), Global Pandemic and Human Security. Springer. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/978-981-16-5074-1_20
Mourtzis, D., Angelopoulos, J., & Panopoulos, N. (2023). The Future of the Human–Machine Interface (HMI) in Society 5.0. Future Internet, 15(5). https://doi.org/https://doi.org/10.3390/fi15050162
Nações Unidas Brasil. (2015). Transformando nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/agenda2030-pt-br.pdf
Pencarelli, T. (2020). The digital revolution in the travel and tourism industry. Information Technology & Tourism, 22, 455–476. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s40558-019-00160-3
Rabahy, W. A. (2019). Análise e perspectivas do turismo no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa Em Turismo, 14(1), 1-13. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v14i1.1903
Schwab, K. (2016). A quarta revolução industrial. Edipro.
SEBRAE. (2022). Saiba como a sociedade 5.0 pode revolucionar o setor de turismo. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/saiba-como-a-sociedade-50-pode-revolucionar-o-setor-de-turismo,717f9f46b04d4810VgnVCM100000d701210aRCRD
Stankov, U., & Gretzel, U. (2020). Tourism 4.0 technologies and tourist experiences: a human-centered design perspective. Information Technology & Tourism, 22, 477-488. https://doi.org/https://doi.org/10.1007/s40558-020-00186-y
United Nations Environment Programme, & World Tourism Organization. (2005). Making tourism more sustainable - A guide for policy makers (english version). UNEP and WTO. https://doi.org/https://www.e-unwto.org/doi/book/10.18111/9789284408214
Vanhove, N. (2016). Tourism. In: Jaffari, J., & Xiao, H. (Eds.), The encyclopedia of tourism (p. 953-955). Springer International.
Yukari, L. (2020). O Japão no futuro da humanidade: Sociedade 5.0. Internacional Da Amazônia. https://internacionaldaamazonia.com/2020/01/22/o-japao-no-futuro-da-humanidade-sociedade-5-0/
Zengin, Y., Naktiyok, S., Kaygin, E., Kavak, O., & Topçuoglu, E. (2021). An investigation upon industry 4.0 and society 5.0 within the context of sustainable development goals. Sustainability, 13(5), 2682. https://doi.org/https://doi.org/10.3390/su13052682
Copyright (c) 2024 Turismo: Visão e Ação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Turismo: Visão e Ação vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação no sistema de fluxo contínuo, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. Registrada no ISSN sob o número 1983-7151, a Turismo: Visão e Ação iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, com alcance maior do público interessado, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e acesso aos artigos. A Turismo: Visão e Ação (TVA) possui como título abreviado do periódico Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.