A MULTIFUNCIONALIDADE DA BOA-FÉ OBJETIVA E A REVELAÇÃO DE CONDUTAS DAS PARTES NO CONTRATO PARA SEREM ATENDIDAS: REALIDADES SOCIOJURÍDICAS

Autores

  • Diógenes Faria de Carvalho Pós-Doutorado em Direito do Consumidor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Psicologia (Economia Comportamental) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC - GOIÁS). Professor Adjunto da Universidade Federal de Goias (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás - (PUCGO). Professor no Mestrado em Direito Constitucional Econômico do Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA/FADISP),
  • Thiago Lopes Matsushita Diretor Acadêmico da Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Autônoma de São Paulo - FADISP. Professor da Universidade de Siena/ Itália. Coordenador da Summer School em "Democracia e Desenvolvimento" na Universidade de Siena, desde 2015. Professor da Graduação, do Mestrado e do Doutorado em Direito da PUC/SP.
  • Lauro Ishikawa Doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; pós-doutor pela Universidad de Salamanca, USAL; professor da graduação em Direito, professor e coordenador adjunto do programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade Autônoma de Direito, FADISP; professor orientador do doutorado na Universidad de Salamanca, em regime de cotutela e dupla titulação FADISP-USAL

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v26n3.p957-977

Palavras-chave:

Boa-fé. Multifuncionalidade. Deveres de informação e Cooperação. Atualização do Código de Defesa do Consumidor.

Resumo

Contextualização do tema: A boa-fé objetiva é informadora das relações de consumo; importante compreender os reflexos decorrentes de sua funcionalização nas relações obrigacionais.

O princípio da boa-fé objetiva descrito no art.4o., III, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) não é só visto como defesa do consumidor vulnerável, mas também atua como critério auxiliar na viabilização dos ditames constitucionais sobre a ordem econômica, compatibilizando interesses contraditórios.

Objetivos: o objetivo do presente artigo é identificar, tanto na Constituição Federal quanto na anatomia do Código de Defesa do Consumidor, a amplitude da orientação principiológica da boa-fé e diretiva do microssistema para a proteção e a defesa do consumidor, sob o cotejo da multifuncionalidade da boa-fé objetiva e sua contextualização como um conceito ético e econômico, que se dirige para o aspecto externo na economia contratual e harmonização dos interesses dos consumidores, sem deixar de referenciar a Lei 14.181/21, sobre prevenção e tratamento do consumidor superendividado.  

Metodologia: utiliza-se na pesquisa o método científico dedutivo, com investigação em doutrinas, jurisprudências e legislações nacionais e internacionais referentes ao tema.

Resultados: conclui-se, em síntese, diante do trabalho realizado que o direito está se abrindo para uma certa porosidade, a fim de dar relevância à boa-fé e demais valores sociais e éticos que ingressam na esfera jurídica sob as vestes da boa-fé objetiva, revelando sua multifuncionalidade.

Referências

AGUIAR, Ruy Rosado de. A boa-fé na relação de consumo. Revista de Direito do Consumidor, São Paulo, v. 14, p. 20-27, abr./jun. 1995.

AMARANTE, Maria Cecília Nunes. Justiça ou equidade nas relações de consumo. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 1997.

CORDEIRO, Antônio Manuel da Rocha Menezes. Da boa-fé no direito civil. Coimbra: Almedina, 2001.

FABIAN, Christoph. O dever de informar no direito civil. São Paulo: RT, 2002.

FRANZOLIN, Claudio José. O princípio da boa-fé objetiva na relação jurídico-contratual. Dissertação (Mestrado em Direito da Faculdade de Direito), PUC de São Paulo, São Paulo, 2004.

MARQUES, Claudia Lima. Contratos no código de defesa do consumidor: o novo regime das relações contratuais. São Paulo: RT, 2016.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. Rio de Janeiro: Forense, 1996.

FERRARA, Francesco. Interpretação e aplicação das leis. Tradução de Manuel Domingos de Andrade. Coimbra: Armênio Amado, 1987.

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao estudo do direito. São Paulo: Atlas, 2003.

LOBO, Paulo Luiz Netto. A informação como direito fundamental do consumidor. Revista de Direito do Consumidor, n. 37, p. 59-76, São Paulo, jan./mar. 2001.

LOREZENTTI, Ricardo L. Comércio eletrônico. Tradução de Fabiano Menke; com notas de Cláudia Lima Marques. São Paulo: RT, 2004.

MARTINS-COSTA, Judith. A boa-fé no direito privado: sistema e tópica no processo obrigacional. São Paulo: RT, 2000.

MONCADA, Cabral de. Estudos filosóficos e históricos. Coimbra: Acta Universitas Conimbrigensis, 1958.

REZZONICO, Juan Carlos. Principios de los contratos en particular. Buenos Aires: Astrea, 1999.

SAMPAIO, Laerte Marrone de Castro. A boa-fé objetiva. Cadernos de Direito Privado da Escola da Magistratura. São Paulo: Manole, 2004.

STIGLITZ, Ruben S. Contratos: teoria general. Buenos Aires: Ediciones Depalma, 19

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

FARIA DE CARVALHO, D.; LOPES MATSUSHITA, T.; ISHIKAWA, L. A MULTIFUNCIONALIDADE DA BOA-FÉ OBJETIVA E A REVELAÇÃO DE CONDUTAS DAS PARTES NO CONTRATO PARA SEREM ATENDIDAS: REALIDADES SOCIOJURÍDICAS. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 26, n. 3, p. 954–973, 2021. DOI: 10.14210/nej.v26n3.p957-977. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/18334. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos