ASPECTOS JURÍDICOS E POLÍTICOS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ: uma experiência de luta pela cidadania

Autores

  • Osvaldo Agripino de Castro Junior Univali

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v11n1.p153-164

Resumo

O presente artigo visa contribuir para a consolidação da cidadania brasileira através do estudo de processos locais de luta emancipatória, por meio do resgate histórico do processo de municipalização do Porto de Itajaí. Supõe-se que este é um modelo que precisa ser melhor estudado e pode contribuir para a construção da cidadania e solução do problema dos gargalos logísticos na atividade portuária brasileira. Assim sendo, será feita uma abordagem que abrangerá a transmissão dos principais aspectos históricos, jurídicos, políticos, sociais e econômicos da descentralização da atividade portuária através do estudo de caso da municipalização do Porto de Itajaí, Santa Catarina. Partindo-se da hipótese de que a participação da comunidade local na construção/transformação do ambiente institucional para que haja maior eficiência, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável, é condição necessária, mas não suficiente, para maior eficiência dos portos brasileiros, o artigo pretende contribuir também para o aumento da relação cidade-porto-cidade.

Biografia do Autor

Osvaldo Agripino de Castro Junior, Univali

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica

Downloads

Publicado

2008-10-14

Como Citar

JUNIOR, O. A. de C. ASPECTOS JURÍDICOS E POLÍTICOS DO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO PORTO DE ITAJAÍ: uma experiência de luta pela cidadania. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 11, n. 1, p. 153–164, 2008. DOI: 10.14210/nej.v11n1.p153-164. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/428. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos