As tecnologias estão presentes na vida cotidiana de uma grande
parte da população mundial, a sociedade foi se transformando em razão
delas e consequentemente influenciando no ensino. A escola necessita ensinar
a respeito das tecnologias e seus usos, a chamada alfabetização tecnológica
para o seu bom uso e que favoreça a autoaprendizagem dos estudantes.
As diferentes políticas públicas têm promovido há algumas décadas
acesso à informática na educação, por meio de diferentes ações, entre eles:
laboratórios de informática, seminários, concursos, formações continuadas
para profissionais de escolas públicas, entre outras. Dessa forma, percebese
que a escola, apesar das diferentes políticas públicas promovidas, ainda
se exime de seu papel social, não proporcionando a fluência tecnológica
dos estudantes e, muito menos, ensinando-os a utilizar as diferentes
tecnologias para a promoção da autoaprendizagem, embora se saiba que
elas ainda aconteçam de forma não efetiva e precária na maioria dos
estabelecimentos de ensino em função de deficiências em sua implementação.
The Brazilian Journal of Social Technologies is a Qualis B1 publication, according to the Qualis Periódicos CAPES 2017-2020 classification.
The Brazilian Journal of Social Technologies aims to disseminate scientific knowledge through a biannual publication, which is characterized by multithematic and interdisciplinary content aimed, preferably, at the dissemination of work developed by the country's Professional Master's Degrees, in the form of products or processes that can be characterized as Social Technologies. Currently the editors are professors Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Public Policy Management) and Graziela Liebel (Health and Work Management).