As tecnologias estão presentes na vida cotidiana de uma grande
parte da população mundial, a sociedade foi se transformando em razão
delas e consequentemente influenciando no ensino. A escola necessita ensinar
a respeito das tecnologias e seus usos, a chamada alfabetização tecnológica
para o seu bom uso e que favoreça a autoaprendizagem dos estudantes.
As diferentes políticas públicas têm promovido há algumas décadas
acesso à informática na educação, por meio de diferentes ações, entre eles:
laboratórios de informática, seminários, concursos, formações continuadas
para profissionais de escolas públicas, entre outras. Dessa forma, percebese
que a escola, apesar das diferentes políticas públicas promovidas, ainda
se exime de seu papel social, não proporcionando a fluência tecnológica
dos estudantes e, muito menos, ensinando-os a utilizar as diferentes
tecnologias para a promoção da autoaprendizagem, embora se saiba que
elas ainda aconteçam de forma não efetiva e precária na maioria dos
estabelecimentos de ensino em função de deficiências em sua implementação.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho).