As tecnologias estão presentes na vida cotidiana de uma grande
parte da população mundial, a sociedade foi se transformando em razão
delas e consequentemente influenciando no ensino. A escola necessita ensinar
a respeito das tecnologias e seus usos, a chamada alfabetização tecnológica
para o seu bom uso e que favoreça a autoaprendizagem dos estudantes.
As diferentes políticas públicas têm promovido há algumas décadas
acesso à informática na educação, por meio de diferentes ações, entre eles:
laboratórios de informática, seminários, concursos, formações continuadas
para profissionais de escolas públicas, entre outras. Dessa forma, percebese
que a escola, apesar das diferentes políticas públicas promovidas, ainda
se exime de seu papel social, não proporcionando a fluência tecnológica
dos estudantes e, muito menos, ensinando-os a utilizar as diferentes
tecnologias para a promoção da autoaprendizagem, embora se saiba que
elas ainda aconteçam de forma não efetiva e precária na maioria dos
estabelecimentos de ensino em função de deficiências em sua implementação.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.
La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).