• Resumen

    Construção e Validação de Aplicativo como Tecnologia Educativa sobre a Avaliação das Doenças Diarreicas em Crianças na Atenção Primária

    Published date: 29/07/2024
    RESUMO

    Objetivo: construir e validar um aplicativo móvel que funcione como tecnologia educativa sobre a avaliação das doenças diarreicas na infância pelos profissionais de saúde que atuam na atenção primária.para aprendizagem da avaliação das doenças diarreicas em crianças na atenção primária. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: construção do aplicativo, norteada pelo Design Instrucional Contextualizado; e validação de conteúdo e de usabilidade com especialistas de saúde e de informática. Resultados: A validação de conteúdo e de usabilidade do aplicativo foi realizada por 30 juízes. Os itens foram avaliados com concordância superior a 80%. O IVC global atingiu 0,97. Não foram encontrados na literatura outros aplicativos ou ferramentas tecnológicas voltadas para a aprendizagem da avaliação das doenças diarreicas na infância. Conclusão: o aplicativo móvel desenvolvido reúne funções de acesso à informações e auxílio ao diagnóstico clínico das doenças diarreicas na infância. O estudo realizado poderá servir de subsídio para futuras pesquisas que proponham a capacitação dos profissionais atuantes na atenção primária.

     

    Descritores: Diarreia infantil. Atenção Primária à Saúde. Materiais de ensino. Educação em saúde. Tecnologia da Informação.

  • Citas

    AVELINO, C. C. V. et al. Teaching-learning evaluation on the ICNP® using virtual learning environment. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, p. 602-9, 2017.

    BEYENE, S. G.; MELKU, A. T. Prevalence of Diarrhea and Associated Factors among Under Five Years Children in Harena Buluk Woreda Oromia Region, South East Ethiopia, Journal of Public Health International, v. 1, n. 2, p. 9-26, 2018.

    CORDEIRO, H. P. et al. Validação de aplicativo móvel para médicos que atendem pacientes com HIV/AIDS na atenção básica. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 34, 2019.

    CORONA, G.; ANTONIO, E. aguda, prolongada y persistente en niños y su diferencia de la diarrea crónica. MEDISAN, v. 21, n. 9, p. 2047-60, 2017.

    FRANÇA, E, B. et al. Leading causes of child mortality in Brazil, in 1990 and 2015: estimates from the Global Burden of Disease study. Revista Brasileira De Epidemiologia, v. 1, n. 1, p. 46-60, 2017.

    KAO, C. K.; LIEBOVITZ, D. M. Consumer Mobile Health Apps: Current State, Barriers, and Future Directions. PM&R, v. 9, p. 106-15, 2017.

    LEVINE, M. M. et al. Diarrhoeal disease and subsequent risk of death in infants and children residing in low-income and middle-income countries: analysis of the GEMS case-control study and 12-month GEMS-1A follow-on study. The Lancet Global Health, v. 8, n. 2, p. 204-14, 2020.

    LIMA, C. J. M. et al. Desenvolvimento e Validação de um Aplicativo Móvel para o Ensino de Eletrocardiograma. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 13, n. 43, p. 157-65, 2020.

    MARQUES, A. D. B. et al. PEDCARE: validation of a mobile application on diabetic foot self- care. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, n. 5, 2021.

    MARTINS, V. C. et al. Aplicação de teste de usabilidade e avaliação heurística em aparelho medidor de pressão digital de pulso. Revista Produção Online, v. 17, n. 4, p. 1179-203, 2017.

    MELO, E. A. et al. Mudanças na Política Nacional de Atenção Básica: entre retrocessos e desafios. Saúde em Debate, v. 42, n. 1, p. 38-51, 2018. 11042018000500038&lang=en

    MULATYA, D. M.; OCHIENG, C. Disease burden and Risk Factors of diarrhoea in children under five years: Evidence from Kenya’s demographic health survey 2014. International Journal of Infectious Diseases, v. 93, p. 359-66, 2020.

    PASQUALI, L. Instrumentação Psicológica: Fundamentos e práticas. 1st ed. Artmed editor. 2009.

    POLIT, D. F.; BECK, C. T. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health, v. 29, n. 5, p. 489-97, 2006.

    SALVADOR, P. T. C. O. et al. Validation of virtual learning object to support the teaching of nursing care systematization. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, n. 1, p. 11-9, 2018.

    SIMIÃO, C. K. S. et al. Atenção integrada às doenças prevalentes na infância: prática do enfermeiro. Revista de Enfermagem UFPE on line, v. 11, n. 12, p. 5382-90, 2017.

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA (SBP). Departamento Científico de Gastroenterologia. Diarreia aguda: diagnóstico e tratamento. 1st ed. SBP. 2017. Available from: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/03/Guia-Pratico- Diarreia-Aguda.pdf.

    UGBOKO, H. U. et al. Childhood diarrhoeal diseases in developing countries. Heliyon, v. 6, n. 4, 2020.

    VARGO, J. et al. Learning Object Evaluation: Computer-Mediated Collaboration And Inter-Rater Reliability. International Journal of Computers and Applications, v. 25, n. 3, p. 198-205, 2003.

    VÊSCOVI, S. J. B. et al. Mobile application for evaluation of feet in people with diabetes mellitus. Acta Paulista de Enfermagem, v. 30, p. 607-13, 2017.

Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales es una publicación Qualis B1, según la clasificación Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

La Revista Brasileña de Tecnologías Sociales tiene como objetivo difundir el conocimiento científico a través de una publicación bianual, que se caracteriza por contenidos multitemáticos e interdisciplinarios dirigidos, preferentemente, a la difusión del trabajo desarrollado por las Maestrías Profesionales del país, en forma de productos o procesos que pueden caracterizarse como Tecnologías Sociales. Actualmente los editores son los profesores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestión de Políticas Públicas) y Graziela Liebel (Gestión de Salud y Trabajo).

 

Access journal