• Resumo

    Construção e Validação de Aplicativo como Tecnologia Educativa sobre a Avaliação das Doenças Diarreicas em Crianças na Atenção Primária

    Data de publicação: 29/07/2024
    RESUMO

    Objetivo: construir e validar um aplicativo móvel que funcione como tecnologia educativa sobre a avaliação das doenças diarreicas na infância pelos profissionais de saúde que atuam na atenção primária.para aprendizagem da avaliação das doenças diarreicas em crianças na atenção primária. Métodos: estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: construção do aplicativo, norteada pelo Design Instrucional Contextualizado; e validação de conteúdo e de usabilidade com especialistas de saúde e de informática. Resultados: A validação de conteúdo e de usabilidade do aplicativo foi realizada por 30 juízes. Os itens foram avaliados com concordância superior a 80%. O IVC global atingiu 0,97. Não foram encontrados na literatura outros aplicativos ou ferramentas tecnológicas voltadas para a aprendizagem da avaliação das doenças diarreicas na infância. Conclusão: o aplicativo móvel desenvolvido reúne funções de acesso à informações e auxílio ao diagnóstico clínico das doenças diarreicas na infância. O estudo realizado poderá servir de subsídio para futuras pesquisas que proponham a capacitação dos profissionais atuantes na atenção primária.

     

    Descritores: Diarreia infantil. Atenção Primária à Saúde. Materiais de ensino. Educação em saúde. Tecnologia da Informação.

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Revista Brasileira de Tecnologias Sociais

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais é uma publicação Qualis B1, de acordo com a classificação Qualis Periódicos CAPES 2017-2020.

A Revista Brasileira de Tecnologias Sociais tem por objetivo disseminar o conhecimento científico por meio de uma publicação semestral, que se caracteriza pelo teor multitemático e interdisciplinar voltado, preferencialmente, à divulgação de trabalhos desenvolvidos pelos Mestrados Profissionais do país, em forma de produtos ou processos que possam ser caracterizados como Tecnologias Sociais. Atualmente os editores são os professores Carlos Roberto Praxedes dos Santos (Gestão de Políticas Públicas) e Graziela Liebel (Saúde e Gestão do Trabalho). 

 

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