DATACON

UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p1-19

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Metodologia, Pesquisa.

Resumo

Este artigo evidencia uma proposta metodológica denominada Datacon, criada para auxiliar nas pesquisas da área educacional. Foi desenvolvida à luz dos pressupostos da Linguística de Corpus e da Abordagem Orientada por Dados. Inclui-se a avaliação dessa proposta por estudantes de pós-graduação, em que consideram as principais contribuições e limitações. Os resultados demonstram contribuições relacionadas ao potencial tecnológico e estratégico da metodologia DataCon para realização da busca, compilação e gerenciamento dos dados e limitações referentes às análises, gestão do tempo e habilidades digitais.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora Titular do Instituto Federal do Amazonas, Amazonas, Manaus, Brasil. É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. É líder do Grupo de Pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias. 

 

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Publicado

2023-09-19

Edição

Seção

Artigos