EMPREENDEDORISMO E OS MODOS DE SER PROFESSOR E ALUNO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p87-105

Palavras-chave:

Escola, Empreendedorismo, Professor, Aluno.

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa que examinou modos de ser professor e estudante engendrados pela Educação em Revista (ER), quando aborda o trabalho com empreendedorismo nas escolas. Os aportes teóricos vinculam-se ao pensamento de Michel Foucault e seus comentadores. O material empírico, examinado seguindo a análise do discurso, consistiu em exemplares da ER editados de 2013 a 2020. O escrutínio das reportagens mostrou que: a) os professores, quando se ocupam do trabalho com o empreendedorismo, são deslocados da posição de um sujeito que ensina para um sujeito da aprendizagem; b) os estudantes passam a ser o centro de toda e qualquer prática educativa, tornando-se autônomos, criativos e protagonistas. Conclui-se que o empreendedorismo nas escolas atua na individualização do sujeito, que passa a ser responsabilizado não apenas pelo desenvolvimento econômico, como também por suas escolhas, garantindo sua permanência no jogo neoliberal.

Biografia do Autor

Silvane Gema Mocellin Petrini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia (UFRGS) e Mestre em Educação (UFRGS). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, integrando a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação.

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Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Artigos