Prezados/as colaboradores/as e autores/as,
A Comissão Editorial da Revista Contrapontos decidiu pela suspensão temporária das submissões em todas a seções a partir de 06 de novembro de 2025.
Agradecemos a todos/as colaboradores/as e autores/as pela compreensão.
Atenciosamente, Equipe Editorial.
Nosso ponto de partida situa-se em paradigmas pós-positivistas, pois a antiga racionalidade do cartesianismo com seu binarismo e fragmentação das diferentes dimensões da realidade já não dá conta dos problemas complexos do viver. O nosso foco neste dossiê é a Educação Inclusiva, a partir de posturas epistêmicas e ontogênicas que tem como referência distintos pressupostos teóricos. Interessa-nos relatos de experiências, pesquisas e reflexões que apontem para os desafios e novas possibilidades neste campo e objeto de investigação. O que nos impulsiona é achar um caminho para as questões da Educação Inclusiva, tendo em vista a preocupação com abordagens hegemônicas atuais que ainda se inserem, em grande parte, nos esquemas racionalistas, estruturalistas e dualistas. Nossa preocupação de fundo com esse dossiê é mostrar diferentes bases epistemo-ontológicas, como também, dialogar com colegas pesquisadores sobre essa temática tão complexa e delicada. A temática, portanto, inclui, não somente os processos de ensino, mas principalmente os de aprendizagem dos sujeitos atípicos, reflexões sobre legislação e práticas educacionais formais e informais, tomando a partilha de saberes e sensibilidades como ponto crucial para a discussão mais ampla sobre a Educação brasileira, seus percursos e suas contribuições científicas ao mundo da ciência.
Submissões até 31/03/2025.
Previsão de publicação: segundo semestre de 2025.
Atentar ao template da Revista Contrapontos!
Na submissão indicar no campo "Comentários ao editor" que a submissão é para este dossiê temático
Para esta edição, priorizaremos artigos escritos em inglês e espanhol . Os artigos recebidos deverão ser inéditos e versar sobre as políticas públicas de educação, seus princípios orientadores e a consolidação das mesmas em normas, programas e práticas educativas com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização das atividades pedagógicas. Serão aceitos ainda, textos que abordem diferentes linguagens, tecnologia educacional e formação docente. Sendo assim, nossa preferência é para publicações de pesquisadores doutores brasileiros e internacionais. Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas críticas de livros, entrevistas e traduções de autoria de docentes doutores e pesquisadores, desde que aprovadas pelo Conselho Editorial. Prazo final para cadastro de artigos para esta edição: 30 de janeiro de 2022 e será publicada no segundo semestre de 2022.