O objetivo deste estudo é propor avanços teórico-metodológicos e ético-políticos de se fazer e divulgar ciência com a pesquisa-documentário, mediado por tecnologias digitais, educacionais e inclusivas, ressaltando ações coletivas, democráticas e transdisciplinares, atravessando as trajetórias acadêmico-profissionais e projeto de vida de uma professora surda do curso de Libras. Seguimos a estrutura metodológica do relato de experiência, embasada cientificamente, objetivando a promoção de uma escrita reflexiva e crítica sobre as atividades realizadas em uma disciplina de um programa de pós-graduação em psicologia. Os resultados evidenciam que o material visual promove sensibilização dos ouvintes frente aos desafios de pessoas com deficiência auditiva, ressaltando autonomia e reconhecimento para a professora surda que, na sua narrativa de projeto de vida e carreira, destacou a potência didática e ético-política da disciplina. Trata-se de uma experiência exitosa, na qual por meio de tecnologias digitais e educacionais, possibilitou avanços na formação e atuação em psicologia da turma.

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