• Resumo

    TUTELA DO DIREITO AO MEIO AMBIENTE NO BRASIL E NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS

    Data de publicação:
    Ao final do século XX, foram consagrados os direitos humanos de terceira dimensão (direitos de solidariedade ou fraternidade). Pertencentes a todos os indivíduos e sem exclusividade de ninguém, constituem interesse que transcende a titularidade individual, mostrando grande preocupação com as presentes e futuras gerações. Deste grupo, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é imprescindível à existência de vida na Terra e está intimamente ligado à dignidade humana, merecendo ampla proteção da comunidade internacional e especial atenção do legislador brasileiro. Neste prisma, este estudo retrata o contexto histórico que fez erigir os direitos fundamentais e verifica a proteção conferida ao meio ambiente pelo ordenamento jurídico pátrio e por compromissos internacionais dos quais o Brasil é signatário. Em seguida, da análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, afere a efetividade destes mecanismos na proteção e promoção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar