ANALFABETISMO JURÍDICO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO E A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Antônio Carlos Efing Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR
  • Flávia Noemberg Lazzari Blauth Unicuritiba

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v6n3.p837-856

Resumo

Analfabetismo jurídico não é um termo relevante apenas em relação à qualidade do ensino jurídico destinado aos profissionais do Direito, visto que o cidadão, em sociedades altamente juridificadas, também é afetado pelo desconhecimento do Direito e, principalmente, da linguagem jurídica. Os cidadãos latino-americanos são fragilizados, enquanto consumidores, pela sujeição à sociedade de consumo e pelo desconhecimento a respeito de seus direitos, da complexa linguagem jurídica contratual massificada e das repercussões jurídicas e econômicas daí advindas. Neste contexto, o direito do consumidor à educação e à informação
pode se concretizar mediante a educação jurídica para as relações de consumo. Para tanto, a educação jurídica preenche sua função social quando, transcendendo o âmbito do ensino jurídico técnico e formal, alcança também os
cidadãos e os consumidores, capacitando-os a atuarem de modo consciente em suas relações jurídicas e promovendo a dignidade humana e os valores constitucionais. 

 

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Como Citar

EFING, A. C.; BLAUTH, F. N. L. ANALFABETISMO JURÍDICO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO E A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO JURÍDICA NA AMÉRICA LATINA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 837–856, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v6n3.p837-856. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5689. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos