A IMPOSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA NOS CRIMES AMBIENTAIS A PARTIR DO CONCEITO E PRESSUPOSTOS DA CULPABILIDADE

Autores

  • João Marcos Buch UNIVALI
  • Yhon Tostes UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v5n3.p1-16

Palavras-chave:

Crime ambiental, Pessoa jurídica, Culpabilidade, Pressupostos, Imputabilidade, Consciência da antijuridicidade, Exigibilidade de conduta diversa.

Resumo

A responsabilidade da pessoa jurídica em crimes ambientais é um dos temas mais conflituosos em matéria criminal. Além de ofender princípios constitucionais a admissão da responsabilidade da pessoa jurídica contraria toda a sistemática penal. O objetivo deste artigo é demonstrar através do estudo do conceito de culpabilidade, passando por seus pressupostos e aliando-se à doutrina moderna sobre o assunto, que a pessoa jurídica não pode ser responsabilizada criminalmente por delitos ambientais. O método de pesquisa é o indutivo e o do relato, o dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MARCOS BUCH, J.; TOSTES, Y. A IMPOSSIBILIDADE DE RESPONSABILIZAÇÃO DA PESSOA JURÍDICA NOS CRIMES AMBIENTAIS A PARTIR DO CONCEITO E PRESSUPOSTOS DA CULPABILIDADE. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1–16, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v5n3.p1-16. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6086. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos