REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DE JUSTIÇA E HUMANISMO: UMA ABORDAGEM NO CAMPO DA FENOMENOLOGIA DE EMMANUEL LEVINAS
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v5n1.p322-355Palavras-chave:
Justiça, Fenomenologia, Humanismo, EducaçãoResumo
O presente estudo procura refletir sobre a concepção de justiça e humanismo a ser desenvolvida como processo de educação nos cursos de graduação em direito. O autor seleciona como fundamento teórico para o trabalho, o pensamento do fenomenólogo Emmanuel Levinas. Por se tratar de artigo científico orientado por exigência metodológica, o texto acha-se redigido em forma de síntese. Entre os objetivos da escolha temática destaca-se a necessidade de o operador do direito (advogado, promotor de justiça, Juiz, magistério, delegados de polícia e demais cargos de igual ordem.) pesquisar, refletir e aplicar a instituição da justiça, com fundamentos na filosofia do humanismo. O estudo propõe uma revisão no currículo dos cursos de graduação em direito, de disciplinas sobre humanismo antropologia, sociologia, filosofia, ética, estética–moral, e artes. O estudo justifica-se diante da necessidade, neste início do terceiro milênio, de nova leitura de políticas públicas da educação orientada para os cursos de graduação em direito.
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