• Resumo

    ECOLOGIA POLÍTICA E OS DESLOCADOS AMBIENTAIS: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

    Data de publicação: 26/03/2015

    A ocorrência cada vez mais freqüente dos desastres naturais e a progressiva degradação do meio ambiente provocam efeitos em cadeia, nos quais nem sempre é possível mensurar as conseqüências, os impactos e dimensões. Destaca-se que cresce a cada dia a ‘categoria’ dos deslocados ambientais, a qual é nova no cenário internacional e nacional. Assim, o presente artigo objetiva verificar as (prováveis) contribuições da Ecologia Política neste contexto, a fim de contribuir para a análise desse fenômeno de forma reflexiva. Através de uma abordagem sistêmica, busca-se, portanto, a construção de propostas diferenciadas na percepção do fenômeno dos deslocamentos ambientais, face ao cenário complexo e contingente da problemática. Como resultado final, pondera-se que na discussão sobre deslocamento ambiental é necessário discutir a ‘cena ecológica’ (problemática ambiental), a fim de possibilitar a construção de estratégias de prevenção e combate das múltiplas causas que ‘forçam’ a mobilidade humana, de forma indesejada, abrupta. Assim, é fundamental que a discussão seja de forma multidimensional.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar