• Resumo

    UMA TEORIA SOBRE A PROPRIEDADE TRANSNACIONAL

    Data de publicação: 01/04/2009

    A transformação das sociedades humanas tem-se caracterizado essencialmente por uma evolução tecnológica e alterações sócio-econômicas, não tendo sido acompanhadas por uma mudança correlata dos processos de raciocínio que fundamentam e condicionam a ação humana. Ideias muito antigas continuam a acompanhar-nos. Atualmente, e perceptível que o mundo esta mais complexo, ao mesmo tempo também, que as nossas ações e a compreensão destas evoluções exigem uma revolução do pensamento em nível transnacional. Por outro lado, algumas instituições acompanharam os movimentos da sociedade, a exemplo da propriedade, pois desde que assim a denominou-se, sempre foi uma característica marcante e não rara às vezes em que a história nos conta que a propriedade foi o pivô dessas mudanças. Este artigo se propõe a discutir as mudanças em nível transnacional que estamos sofrendo e qual e a influência da propriedade neste contexto. Assim sendo, discute-se o fenômeno da transnacionalidade e seus impactos na sociedade, o que vai resultar em novas ações e mudanças nas instituições, nos levando, por exemplo, a uma nova forma de propriedade, a propriedade transnacional. Antes de chegarmos a tal fenômeno, o presente abordará alguns fundamentos da propriedade de forma a entender as fases que passou ate chegarmos a este novo estado de propriedade.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar