AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO JURÍDICA E PODER: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE ROUSSEAU E RANCIÉRE

Autores

  • Igor Rocha Tusset FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)
  • Larissa Borges Fortes IMED – Faculdade Meridional - RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v10n3.p1856-1886

Palavras-chave:

Educação Jurídica, Emancipação, Democracia.

Resumo

Historicamente, as faculdades de Direito são responsáveis pela formação de boa parte dos ocupantes dos poderes de Estado e exerceram grande influência na formação da sociedade brasileira. A educação jurídica é submetida, desde sua origem, à regulação pelo próprio Estado. Nos últimos anos ocorreram mudanças significativas nas estruturas dos cursos, todavia, muitas relações de sala de aula se apresentam como relações de poder. Demanda-se analisar, a partir da perspectiva da Educação, como esta pode contribuir para a emancipação intelectual dos estudantes, de forma a representar uma evolução na atuação destes enquanto futuros agentes de Estado, em uma prática cada vez mais aproximada do ideal democrático.

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Publicado

19-08-2015

Como Citar

TUSSET, I. R.; FORTES, L. B. AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO JURÍDICA E PODER: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE ROUSSEAU E RANCIÉRE. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 1856–1886, 2015. DOI: 10.14210/rdp.v10n3.p1856-1886. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/7971. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos