O PAPEL DO ESTADO E SUA POLÍTICA FISCAL EM UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FUNDADO NAS GARANTIAS E LIBERDADES INDIVIDUAIS

Autores

  • Paulo Valdemar da Silva Balbé IMED - Faculdade Meridional
  • Salete Oro Boff IMED - Faculdade Meridional

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v10n3.p2050-2078

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, tributo, política fiscal, regressividade, capacidade contributiva.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre tributação e desenvolvimento sustentável. Inicia com a descrição do processo histórico de construção do termo, seu uso pela Organização das Nações Unidas e a dificuldade de sua definição em decorrência da multiplicidade de fatores nele compreendidos. Destacam-se as concepções de crescimento econômico e de liberdade como possíveis condicionantes para o desenvolvimento. Na segunda parte do trabalho, desenvolve-se a ideia de insuficiência do Mercado como instrumento isolado para o desenvolvimento, com o consequente surgimento do Estado como importante árbitro e protagonista na correção de falhas de mercado e garantidor de bens e serviços públicos essenciais, com ênfase na atividade de tributação. O estudo segue com a identificação do sistema tributário e as políticas fiscais como instrumentos relevantes para a garantia de condições necessárias para o desenvolvimento das liberdades individuais. Na quarta parte, estuda-se a progressividade e a regressividade dos tributos, destacando-se seus efeitos na política fiscal e, consequentemente, na liberdade dos indivíduos. O trabalho encerra com a confirmação da hipótese de que a política fiscal e a tributação podem caracterizar meios relevantes para o desenvolvimento das capacidades e liberdades individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-09-2015

Como Citar

DA SILVA BALBÉ, P. V.; ORO BOFF, S. O PAPEL DO ESTADO E SUA POLÍTICA FISCAL EM UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL FUNDADO NAS GARANTIAS E LIBERDADES INDIVIDUAIS. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 2050–2078, 2015. DOI: 10.14210/rdp.v10n3.p2050-2078. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/8109. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos