• Resumo

    DIREITA E ESQUERDA HOJE?

    Data de publicação: 19/05/2015

    Traço peculiar da chamada cultura pós-moderna é a alegação de que os conceitos de esquerda e direita tornaram-se obsoletos com a crescente complexidade das estruturas sociais e sobretudo com a crise do socialismo. Apesar de renegadas, direita e esquerda persistem como palavras-chave do discurso político atual e preservando ainda toda a carga emotiva com que têm sido empregadas desde a Revolução Francesa. Se a distinção entre direita e esquerda continua a ser usada o problema não se trata mais de comprovar sua legitimidade, mas de examinar os critérios propostos para sua legitimação. Com base nesta constatação, o presente artigo tem como característica fundamental a reflexão a respeito da díade Direita /Esquerda nos dias de hoje. Para isto, em um primeiro momento se faz um resgate histórico que revela a origem da terminologia, são levantados os fatos históricos que fizeram com que as linhas divisórias entre esquerda e direita tornaram-se bem menos nítidas nos últimos anos (ou mesmo desapareceram, segundo alguns autores), para daí, como foco principal, atualizar a utilização desta terminologia nos dias de hoje. A dicotomia esquerda-direita vai além da bipolaridade capitalismo-socialismo que orientou toda a ordem política mundial durante anos. Não podemos dizer que o fim dessa bipolaridade represente o fim da dicotomia esquerda-direita, pois os princípios típicos de esquerda como a igualdade e a justiça social, não acabam com o fim da bipolaridade.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar