CHINA NA ENCRUZILHADA: COMO A CHINA ESTÁ AVANÇANDO NA INOVAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v28n3.p668-685Palavras-chave:
China, Inovação, Educação públicaResumo
Contextualização: Este artigo analisa o impulso da China em direção à inovação na educação pública, sugerindo que o país está determinado a transformar seu sistema educacional em um que promova a criatividade como norma e faça da inovação um resultado consistente e priorizado. Mudanças nas práticas educacionais só ocorrerão se a ideia for consistente e tiver um valor claro para pais, líderes empresariais e educadores. A liderança chinesa está claramente focada em realizar essa mudança.
Objetivo: O objetivo do artigo é discutir vários elementos-chave que podem facilitar o caminho para a institucionalização da inovação no sistema educacional da China. Isso inclui a possibilidade de a China monetizar a inovação tornando-se líder na batalha global por novas patentes de design, o que justificaria investimentos substanciais na transformação futura de seu sistema educacional, desde a educação infantil até a pós-graduação.
Metodologia: trata-se de pesquisa exploratória que se vale do método indutivo e utilizada a revisão bibliográfica como técnica para coleta de dados.
Resultados: O artigo propõe que, com apoio e orientação adequados, a China está pronta para enfrentar o desafio de nutrir a inovação em um curto espaço de tempo. Isso depende de uma série de decisões sobre como o espaço é utilizado, como os professores são designados, treinados e apoiados, e os conceitos e a pedagogia que direcionam a aprendizagem. Apoiar os professores na construção e gestão de novas estruturas que fomentem a inovação é essencial para mudar a estrutura das escolas e do ensino, ensinando os alunos a se tornarem mais criativos, o que é fundamental para a futura economia da China.
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