TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v21n3.p940-958Keywords:
Mediação de conflitos, Técnicas e habilidades, Formação.Abstract
A mediação é mecanismo de solução consensual, cooperativo e inclusivo, no qual terceiro imparcial facilita o diálogo, construindo consenso entre as partes que decidem o conflito. As habilidades desenvolvidas na mediação refletem, de acordo com pesquisas internacionais, habilidades apontadas como necessárias para profissionais na atualidade. Nesse estudo são apresentadas as técnicas da mediação e negociação, destacando a reformulação, apontada como habilidade do século XXI. Identificam-se as técnicas de mediação com as habilidades destacadas. Outro ponto é que na área jurídica, especialmente, tendo em vista a aprovação da Lei de Mediação (Lei n. 13.140/15), que muda o paradigma da gestão de conflitos no Brasil, de litígio para colaboração, necessário se faz a adequação da formação dos profissionais, evitando a incongruência entre as necessidades do novo modelo de resolução de conflitos e da formação do profissional e aderindo as habilidades dos profissionais do Direito às habilidades apontadas como necessárias para século XXI.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.