TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E TÉCNICA DA REFORMULAÇÃO – NOVO PARADIGMA E NOVA FORMAÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS DO DIREITO
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v21n3.p940-958Palabras clave:
Mediação de conflitos, Técnicas e habilidades, Formação.Resumen
A mediação é mecanismo de solução consensual, cooperativo e inclusivo, no qual terceiro imparcial facilita o diálogo, construindo consenso entre as partes que decidem o conflito. As habilidades desenvolvidas na mediação refletem, de acordo com pesquisas internacionais, habilidades apontadas como necessárias para profissionais na atualidade. Nesse estudo são apresentadas as técnicas da mediação e negociação, destacando a reformulação, apontada como habilidade do século XXI. Identificam-se as técnicas de mediação com as habilidades destacadas. Outro ponto é que na área jurídica, especialmente, tendo em vista a aprovação da Lei de Mediação (Lei n. 13.140/15), que muda o paradigma da gestão de conflitos no Brasil, de litígio para colaboração, necessário se faz a adequação da formação dos profissionais, evitando a incongruência entre as necessidades do novo modelo de resolução de conflitos e da formação do profissional e aderindo as habilidades dos profissionais do Direito às habilidades apontadas como necessárias para século XXI.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.