• Resumo

    JUSTIÇA ECOLÓGICA E POLÍTICA JURÍDICA: CONTRIBUIÇÕES AOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

    Data de publicação: 09/06/2022

    O estudo tem como objetivo geral demonstrar de que forma a Justiça Ecológica e a Política Jurídica podem ser utilizadas como parâmetros de reflexão e efetivação do Desenvolvimento Sustentável, no intuito de se verificar uma resposta ao tema proposto, com o seguinte problema de pesquisa: Como é possível determinar o alcance da Justiça Ecológica por um viés crítico da Política Jurídica a fim de viabilizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável? A composição teórica do trabalho permite descrever de que modo a Justiça Ecológica e a Política Jurídica compõem importantes ferramentas na efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, desse modo, colaboram para o grande desafio da humanidade no Século XXI, que é o Desenvolvimento Sustentável. Para tanto, o método utilizado é o hipotético-dedutivo, por meio da técnica de pesquisa bibliográfica, da categoria e conceito operacional.

  • Referências

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. (Contra o) eclipse da esperança: escritos sobre a(s) assimetria(s) entre direito e sustentabilidade. Univali, 2017.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. A importância da Sustentabilidade como critério de desenvolvimento do constitucionalismo Latino-americano. In: AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de; DE BATISANI, Ana Cristina Bacega. As andarilhagens da Sustentabilidade no Século XXI. Florianópolis: Empório do Direito, 2015.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. DAL MAGRO, Diogo. Onde se encontram o Direito e a Sustentabilidade? Na tabacaria. Empório do Direito, 2018. Disponível em: < http://emporiododireito.com.br/leitura/onde-se-encontram-o-direito-e-a-sustentabilidade -na-tabacaria>. Acesso em: 04 jul. 2019.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. Raízes do direito na pós modernidade. Itajaí: Editora da Univali, 2016.

    AQUINO, Sérgio Ricardo Fernandes de. Rumo ao desconhecido: inquietações filosóficas e sociológicas sobre o Direito na Pós-modernidade. Itajaí. Univali: 2011.

    ARIZIO, Silvia Helena. Manifesto para uma justiça ecológica: sua importância acerca do direito das águas. Erechim: Deviant, 2017.

    BAUMAN, ZYGMUNT. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

    BOFF, Leonardo. Ética da vida: a nova centralidade. Rio de Janeiro: Record, 2009.

    BOFF, Leonardo. Sustentabilidade: o que é - o que não é. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

    BOSSELMANN, Klaus. O princípio da sustentabilidade: transformando direito e governança. Tradução de Phillip Gil França. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 09 jun. 2019.

    BRASIL. Lei n. 6938, de 31 de agosto de 1981. Diário Oficial da União. Brasília, 1981. Disponível em: < http:/ /www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/ L6938.htm>. Acesso em: 23 jun. 2019.

    DIAS, Maria da Graça dos Santos. A Justiça e o Imaginário Social. Florianópolis: Momento Atual, 2003.

    FERRER, Gabriel Real. Calidad de vida, médio ambiente, sostenibilidad y ciudadanía¿ construi¬mos juntos el futuro? Revista Novos Estudos Jurídicos, v. 17, n. 3, Dez. 2012. Disponível em:

    . Acesso em: 10 jul. 2019.

    GUDYNAS, Eduardo. Los derechos de la Naturaleza en serio: respuestas y aportes desde la ecologia política. In: ACOSTA, Alberto; MARTÍNEZ, Esperanza. La Naturaleza com Derechos: De la Filosofia ala Política. Quito: Abya Yala. 2011.

    MELO, Osvaldo Ferreira de. Fundamentos da Política Jurídica. Porto Alegre: Sergio Antônio Fabris Editor, 1994.

    MELO, Osvaldo Ferreira de. O papel da Política Jurídica na construção normativa da pós-modernidade. In: DIAS, Maria da Graça dos Santos; MELO, Osvaldo Ferreira de; SILVA, Moacyr Mota da. Política Jurídica e pós-modernidade. Florianópolis, Conceito editorial, 2009.

    NAÇÕES UNIDAS. Agenda 2030: 17 Objetivos para transformar nosso mundo. 2015. Disponível em: < https://nacoesunidas.org/pos2015/>. Acesso em: 10 mai. 2019.

    PASOLD, Cesar Luiz. Metodologia da Pesquisa Jurídica: teoria e prática. 12. ed. São Paulo: Conceito Editorial, 2015.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar