O IGUALITARISMO DE JOHN RAWLS E AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: CRÍTICAS A PARTIR DE AMARTYA SEN E ROBERTO GARGARELLA
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v17n1.p226-243Palavras-chave:
Teorias da Justiça, Sala de Máquinas, Desigualdades SociaisResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar as insuficiências da teoria da justiça de John Rawls no que diz respeito ao combate às desigualdades em cenário específico.Com base nas críticas tecidas por Amartya Sen, e tendo como enfoque a desigualdade social característica dos países da América Latina, que será abordada com base na obra de Roberto Gargarella, serão demonstrados os motivos pelos quais o foco na distribuição igualitária de bens primários, que é marca do igualitarismo de Rawls, não é capaz de alterar panoramas de profunda desigualdade social. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi o indutivo, adotando-se, a partir dele, a técnica de investigação bibliográfica.
Downloads
Referências
DAOU, Heloisa Sami; BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. John Rawls e Amartya Sen: paralelo entre a teoria de justiça como equidade e a justiça focada nas realizações. Rev. de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica. v. 3, n. 2, p. 1-21. Jul/Dez. 2017. Disponível em <https://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/2293>. Acesso em 15 ago. 2021.
FACHIN, Zulmar; SAMPAR, Rene. Teoria do Estado. 6 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.
GARGARELLA, Roberto. As Teorias da Justiça depois de Rawls. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
_____. La sala de máquinas de la Constitución. Madrid: Katz, 2014.
LASSALLE, Ferdinand. O que é uma constituição? Tradução de Gabriela Edel Mei. São Paulo: Pillares, 2015.
MADALENA, Luis Henrique Braga. Uma Teoria da Discricionariedade Administrativa. Salvador: Juspodivm, 2020.
MILL, John Stuart. Utilitarianism. Chicago: University of Chicago Press, 1906.
MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito: dos Gregos ao Pós-Modernismo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PANSIERI, Flávio. A Crítica da Amartya Sen à Concepção Rawlsiana de Justiça. Sequência, n. 74, p. 181-206, 2016.
RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. Rio de Janeiro: Record, 2001.
VITA, Álvaro de. Liberalismo Igualitário: sociedade democrática e justiça internacional. São Paulo: Martins Fontes, 2008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.