• Resumo

    O IGUALITARISMO DE JOHN RAWLS E AS DESIGUALDADES SOCIAIS NA AMÉRICA LATINA: CRÍTICAS A PARTIR DE AMARTYA SEN E ROBERTO GARGARELLA

    Data de publicação: 09/06/2022

    O presente artigo tem por objetivo analisar as insuficiências da teoria da justiça de John Rawls no que diz respeito ao combate às desigualdades em cenário específico.Com base nas críticas tecidas por Amartya Sen, e tendo como enfoque a desigualdade social característica dos países da América Latina, que será abordada com base na obra de Roberto Gargarella, serão demonstrados os motivos pelos quais o foco na distribuição igualitária de bens primários, que é marca do igualitarismo de Rawls, não é capaz de alterar panoramas de profunda desigualdade social. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi o indutivo, adotando-se, a partir dele, a técnica de investigação bibliográfica.

  • Referências

    DAOU, Heloisa Sami; BRITO FILHO, José Claudio Monteiro de. John Rawls e Amartya Sen: paralelo entre a teoria de justiça como equidade e a justiça focada nas realizações. Rev. de Teorias da Justiça, da Decisão e da Argumentação Jurídica. v. 3, n. 2, p. 1-21. Jul/Dez. 2017. Disponível em <https://www.indexlaw.org/index.php/revistateoriasjustica/article/view/2293>. Acesso em 15 ago. 2021.

    FACHIN, Zulmar; SAMPAR, Rene. Teoria do Estado. 6 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.

    GARGARELLA, Roberto. As Teorias da Justiça depois de Rawls. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

    _____. La sala de máquinas de la Constitución. Madrid: Katz, 2014.

    LASSALLE, Ferdinand. O que é uma constituição? Tradução de Gabriela Edel Mei. São Paulo: Pillares, 2015.

    MADALENA, Luis Henrique Braga. Uma Teoria da Discricionariedade Administrativa. Salvador: Juspodivm, 2020.

    MILL, John Stuart. Utilitarianism. Chicago: University of Chicago Press, 1906.

    MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito: dos Gregos ao Pós-Modernismo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

    PANSIERI, Flávio. A Crítica da Amartya Sen à Concepção Rawlsiana de Justiça. Sequência, n. 74, p. 181-206, 2016.

    RAWLS, John. Uma teoria da justiça. 4° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

    SEN, Amartya. A ideia de justiça. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

    SEN, Amartya. Desigualdade reexaminada. Tradução de Ricardo Doninelli Mendes. Rio de Janeiro: Record, 2001.

    VITA, Álvaro de. Liberalismo Igualitário: sociedade democrática e justiça internacional. São Paulo: Martins Fontes, 2008

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar