• Resumo

    O LIBERALISMO ANALISA A DEMOCRACIA:LIBERDADE DE IMPRENSA, DE ASSOCIAÇÃO E "TIRANIA DA MAIORIA"

    Data de publicação: 15/12/2023

    Contextualização do tema: Alexis de Tocqueville foi um pensador político de grande importância, cujas análises sobre o governo democrático tornaram-se referências teóricas essenciais para o estudo desse tema. Em 1831, Tocqueville viajou para os Estados Unidos com o objetivo inicial de estudar o sistema prisional americano. Contudo, o que mais lhe chamou a atenção foram as dinâmicas do regime democrático americano. Discutir Tocqueville implica em abordar conceitos fundamentais como liberdade, igualdade e, consequentemente, a própria natureza da democracia. Neste contexto, a questão central que este trabalho busca responder é se Tocqueville oferece (ou não) uma base teórica que efetivamente viabilize a democracia.

    Objetivo: Examinar um aspecto das discussões relacionadas ao contexto democrático dos Estados Unidos da América tendo como autor de referência Alexis de Tocqueville. Mais especificamente, o que o autor compreendia por liberdade de imprensa, liberdade de associação e "tirania da maioria" no contexto democrático.

    Metodologia: Este estudo se apoia no método hipotético-dedutivo como forma de testar a hipótese apresentada e que, para tanto, foi conduzido a partir de pesquisa bibliográfica.

    Resultados: Os diagnósticos de Tocqueville funcionam como um telescópio para aqueles que buscam fortalecer as instituições sociais, ao revelar o potencial conflito entre a liberdade e as decisões majoritárias que poderiam limitar o espaço de ação de grupos minoritários. Em última instância, com todas as ressalvas apresentadas por Tocqueville, ele aponta o caminho da liberdade como o mais seguro na construção do constitucionalismo democrático.

  • Referências

    ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 11 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

    ARENDT, Hannah. Sobre a Revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

    BARROSO, Luís Roberto. Curso de Direito Constitucional: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2011

    BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; GIANFRANCO, Pasquino. Dicionário de Política. 11 ed. Brasília: UNB, 1998.

    BOBBIO, Norberto. Liberalismo e Democracia. 6 ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

    CHÂTELET, François; DUHAMEL, Olivier; PISIER-KOUCHNER, Evelyne. História das Idéias Políticas. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

    CHEVALLIER, Jean Jacques. As Grandes Obras Políticas de Maquiavel a Nossos Dias. Rio de Janeiro: Agir, 1999.

    FACHIN, Zulmar; SAMPAR, Rene. Teoria do Estado. 7 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023.

    MERQUIOR, José Guilherme. O Liberalismo: antigo e moderno. 3. ed. São Paulo: Realizações, 2014.

    MILL, John Stuart. Sobre a Liberdade. Lisboa: Edições 70, 2015.

    PANSIERI, Flávio. A Liberdade no pensamento Ocidental. Tomo III. Belo Horizonte: Fórum, 2018.

    QUIRINO, Célia Galvão. Tocqueville: Sobre a Liberdade e a Igualdade. In WEFFORT, Francisco C. (org). Os Clássicos da Política. São Paulo: 1999.

    TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na América. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

    YALE UNIVERSITY – THE AVALON PROJECT. The Federalist Papers. Disponível em: <https://avalon.law.yale.edu/subject_menus/fed.asp>. Acesso em: 20/10/2023.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar