REFLEXÕES PRELIMINARES ACERCA DA TRANS(NACIONALIDADE)

Autores

  • Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA
  • Wilson Carlos de Campos Filho Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v7n1.p394-418

Palavras-chave:

fontes do direito, teoria dos sistemas, ações afirmativas, constitucionalidade das ações afirmativas, discriminação positiva, discriminação reversa.

Resumo

O artigo propõe-se a estudar o tema das ações afirmativas, categoria surgida no direito norte-americano na década de 1960, visando a compreendê-la a partir das fontes do direito, da teoria dos sistemas e do modelo de Estado Social e Democrático de Direito, comprometido com a realização de políticas públicas destinadas a superar desigualdades sociais. A partir desse contexto, analisa-se as ações afirmativas em face da Constituição de 1988, avaliando a compatibilidade dessas ações com os princípios da igualdade e da dignidade da pessoa humana, para afirmar a sua constitucionalidade em face da Carta Maior. Por derradeiro, demonstra-se a necessidade de sua implementação como política de Estado no Brasil, destinada à superação das diversas formas de preconceito.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BERTONCINI, M. E. S. N.; DE CAMPOS FILHO, W. C. REFLEXÕES PRELIMINARES ACERCA DA TRANS(NACIONALIDADE). Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 394–418, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v7n1.p394-418. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5655. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos