A SUSTENTABILIDADE E A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA: em busca de uma nova via para o meio ambiente equilibrado

Autores

  • Emanuela Cristina Andrade Lacerda UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v10n1.p112-133

Palavras-chave:

Propriedade Privada, Constitucionalização, Meio ambiente, Sustentabilidade, Equilíbrio, Meio Ambiente.

Resumo

Objetiva-se com o presente verificar a possiblidade da superação dos direitos individuais da propriedade privada para se atender aos interesses coletivos nesta era de desenvolvimento global. A Propriedade não pode mais ser vista como um direito exclusivo, em que as faculdades inerentes ao proprietário são utilizadas de forma indiscriminada. Antes disso, a Sociedade Global Pós-moderna clama pela preservação não só dos interesses locais, mas de toda a humanidade. O uso prejudicial da propriedade privada localmente, pode gerar um problema irrecuperável globalmente. Pensando assim, é que se vislumbra a necessidade da Constitucionalização da Propriedade em sua interação com o Meio Ambiente, que garanta o direito que é comum de todos, qual seja: a sobrevivência sustentável e equilibrada do planeta, sem contudo violar os preceitos fundamentais da propriedade privada. Para tanto pretende-se através do método indutivo tecer uma análise doutrinária e verificar como o tema vem sendo tratado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-03-2015

Como Citar

ANDRADE LACERDA, E. C. A SUSTENTABILIDADE E A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA: em busca de uma nova via para o meio ambiente equilibrado. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 112–133, 2015. DOI: 10.14210/rdp.v10n1.p112-133. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/7162. Acesso em: 21 jan. 2025.