EVOLUÇÃO DO DIREITO DO MEIO AMBIENTE E TRIBUTAÇÃO

Autores/as

  • Alice Francisco da Cruz Salles UNIVALI
  • Simone Viegas da Cunha Cesar UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v5n3.p48-65

Palabras clave:

Evolução, Direito Ambiental, Tributação, Ambiental, Sustentabilidade.

Resumen

A evolução do Direito Ambiental pode ser abordada sob distintos enfoques. Na evolução política do meio ambiente, destaca-se a realização das Conferências das Nações Unidas de Estocolmo (1972), Rio de Janeiro (1992) e Joanesburgo (2002). Já do ponto de vista instrumental, destacam-se seis estratos: 1º) fase repressiva; 2º) fase preventiva; 3º) fase participativa; 4º) fase das técnicas de mercado e Internalização de custos; 5º) fase das técnicas integrais; e 6º) fase da ambientalização do direito. Diante da constatação de que as técnicas de repressão são ineficazes para a proteção dos bens ambientais, uma vez que atuam quando o dano já está consumado, passaram-se a desenvolver instrumentos de prevenção, participação, internalização de custos, proteção integral e de ambientalização do Direito.
Dentro dessas novas tendências, a tributação ambiental surge como um instrumento bastante eficaz na proteção do meio ambiente. Os países desenvolvidos já vêm utilizando a tributação ambiental como forma de incentivar condutas sustentáveis com bastante vigor e, atualmente, também os países em desenvolvimento vêm adotando iniciativas interessantes nesse sentido.  Acredita-se que a cooperação dos diversos atores sociais na criação de mecanismos que incentivem a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis deve ser um dos principias fatores na busca pelo ideal de sustentabilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

FRANCISCO DA CRUZ SALLES, A.; VIEGAS DA CUNHA CESAR, S. EVOLUÇÃO DO DIREITO DO MEIO AMBIENTE E TRIBUTAÇÃO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 48–65, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v5n3.p48-65. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6089. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos