CURSOS JURÍDICOS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v28n1.p158-177

Palavras-chave:

Pensamento decolonial, Resolução CNE 09/2004, Formação humanística, Paulo Freire

Resumo

Contextualização: As marcas da colonialidade estão presentes em diversos segmentos da sociedade brasileira e, sobretudo, no ensino jurídico. Um traço dessa herança adquirida da relação de colonialismo é a própria estrutura da aula jurídica, em que o monopólio do espaço da sala de aula é exclusivo do professor, o que confere um papel secundário ao aluno. A fim de superar a crise do ensino jurídico e cumprir a determinação da Resolução 09/2004, a qual prevê que os cursos de Direito devem proporcionar uma sólida formação humanística, objetiva-se uma análise decolonial sobre o processo de ensino do Direito.

Objetivo: O presente estudo analisará uma nova produção dialógica de conhecimento através de uma concepção decolonial no pensamento pedagógico em Paulo Freire, identificando uma pedagogia da decolonialidade como expressão emancipadora e libertadora. Busca-se, portanto, metodologias que podem ser praticadas na experiência docente e no currículo jurídico que possuem traços e marcas decoloniais, numa tentativa de desconstruir a estrutura arcaica que foi imposta ao ensino do Direito.

Metodologia: A pesquisa utiliza o método dialético e uma revisão de literatura.

Resultados: Como principais resultados, verifica-se a necessidade de o aluno do curso de Direito assumir uma postura de protagonista dentro do ambiente da sala de aula, de modo que compartilhe com o professor aquele tempo e espaço, a fim de construir uma formação mais significativa.

Biografia do Autor

Priscila Tinelli Pinheiro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Professora Adjunta A na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; CPAN – Campus do Pantanal; Membro do grupo de pesquisa "Invisibilidade Social e Energias Emancipatórias em Direitos Humanos" (CNPq) da Faculdade de Direito de Vitória (FDV).

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

PINHEIRO, P. T. CURSOS JURÍDICOS: ANÁLISE DA FORMAÇÃO HUMANÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 28, n. 1, p. 158–177, 2023. DOI: 10.14210/nej.v28n1.p158-177. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/17300. Acesso em: 29 abr. 2024.

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Artigos