• Resumo

    O IMPACTO DA URBANIZAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE A LONGO PRAZO NA ÁSIA MERIDIONAL

    Data de publicação: 21/03/2024

    Contextualização:  Apesar dos progressos registrados pelos países do Sul da Ásia, uma análise recente do Banco Mundial indica que a região tem enfrentado desafios no aproveitamento do potencial que a urbanização representa para transformar a sua economia e juntar-se às fileiras das nações mais prósperas em termos de prosperidade e de nível de vida. Consequentemente, os subúrbios e as periferias das grandes cidades registraram uma expansão mais rápida da população. A economia da localização e do espaço é influenciada pela urbanização, que incorpora a densidade, a separação e a variedade da aglomeração. Esta é a principal razão para a disparidade de prosperidade entre as diferentes partes do país.

    Objetivo: Propõe-se investigar a importância do impacto da urbanização na sustentabilidade a longo prazo na ásia meridional.

    Metodologia: Utilizou-se do método indutivo, a partir de fontes primárias e realização de pesquisa documental e bibliográfica.

    Resultados: O estudo traz esclarecimentos e o debate de um tema atual, ligado ao impacto da urbanização na sustentabilidade ambiental, social e econômica e, concomitantemente, apresenta algumas soluções e políticas e estratégias para minimizar esse impacto. Para o efeito, lança um olhar crítico para o impacto da urbanização na sustentabilidade a longo prazo na ásia meridional. E, conclui que o crescimento urbano tem efeitos a longo prazo na forma como vivemos, trabalhamos e interagimos nas cidades, pelo que é crucial planear e construir comunidades sustentáveis, à medida que a população mundial se desloca para as cidades.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal