O ACESSO À JUSTIÇA NOS JUIZADOS ESPECIAIS: UMA ANÁLISE CRÍTICO-PROPOSITIVA AO MODELO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS PARA OBTENÇÃO DE UM PROCESSO JUSTO
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v19n4.p1271-1304Keywords:
Juizados Especiais Federais. Acesso à justiça. Efetividade. Processo JustoAbstract
O objetivo deste estudo é analisar o funcionamento dos Juizados Especiais Federais e apresentar propostas rela-cionadas à efetividade no acesso à justiça e à obtenção de um Processo Justo. O método utilizado na fase de investigação e apresentação dos resultados foi o Indutivo. Constatou-se que os JEFs foram criados e idealizados para oferecer uma tutela jurisdicional mais acessível, ágil e efetiva. A experiência foi exi-tosa, mas com o passar dos anos esse modelo deixou de cor-responder de forma adequada às expectativas iniciais. As prin-cipais causas desse fenômeno são o excesso de demanda, a falta de infraestrutura adequada e a burocratização dos pro-cedimentos. O estudo buscou e indicou medidas para o aper-feiçoamento do sistema baseadas na redução de demanda e no aprimoramento na forma de processamento das ações e dos recursos para se atingir o ideal de um Processo Justo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.