Prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos a primeira edição da Revista Alcance de 2024. Esta edição reúne um conjunto de artigos científicos e casos de ensino que exploram temas contemporâneos e cruciais no campo da administração, refletindo a diversidade e a complexidade dos desafios enfrentados por profissionais e acadêmicos da área. Nosso compromisso é disseminar pesquisas de alta qualidade que contribuam para o desenvolvimento do conhecimento e para a prática empresarial. Nesta edição, apresentamos seis artigos científicos e três casos de ensino, oferecendo uma combinação equilibrada de teoria e prática.
Na seção de Artigos Científicos, uma variedade de temas relevantes é apresentada. Os artigos vão desde a qualidade de vida no trabalho na perspectiva de profissionais mulheres, durante a pandemia de COVID-19, até a análise da contrafação em compras B2B. Também incluímos estudos sobre a inovação no contexto digital, a relação entre capacidades dinâmicas e desempenho de inovação em startups, práticas de gestão do conhecimento e o uso de chatbots no apoio à governança urbana.
Já na seção de Casos de Ensino, a partir da ótica da transformação digital nos negócios, os leitores encontrarão o caso Wemobi, que explora as estratégias de crescimento de uma plataforma digital no setor de transporte rodoviário, enquanto o caso do Grupo Supernosso aborda as estratégias de marketing e o comportamento do consumidor em tempos digitais. Em uma outra linha, nosso terceiro caso, baseado no filme Parasita, oferece uma reflexão crítica sobre a governamentalidade neoliberal e suas implicações para indivíduos subalternos.
Agradecemos a todos os autores pela qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, e aos avaliadores pelas ricas colaborações. Esperamos que esta edição inspire novas pesquisas e discussões no campo da administração.
Boa leitura!
Select the section to browse to the articles:
Article
André Luiz Maranhão de Souza-Leão, Bruno Melo Moura, Ana Carolina Assis Sampaio, Jéssica Maria Vasconcelos de Morais
p. 37-61
PDF (Português (Brasil))
PDF
Case for Teaching
Diocelio Dornela Goulart, Natalia Brito Zuca de Souza, Rodrigo Baroni de Carvalho, Ramon Silva Leite
p. 122-136
PDF (Português (Brasil))
PDF