Prezados leitores,
É com grande satisfação que apresentamos a terceira edição do ano da nossa revista científica, que celebra seus 25 anos de contribuições notáveis para o campo do conhecimento em Ciência da Administração. Os artigos selecionados para esta edição refletem a diversidade de temas e abordagens presentes na pesquisa contemporânea, abrangendo desde questões financeiras até análises críticas de séries populares, incluindo ainda um Caso de Ensino e um Artigo Tecnológico. Dentro desse ecletismo, é notável que quatro dos artigos, incluindo o caso de ensino, abordam aspectos relevantes da gestão universitária, destacando a importância dessas investigações para o desenvolvimento acadêmico e institucional.
Nos artigos sobre gestão universitária, aprofundamos a compreensão dos desafios e dinâmicas nas instituições de ensino superior. Enquanto o terceiro artigo destaca a importância da gestão de pessoas e da organização na implementação eficaz de inovações tecnológicas, sublinhando a natureza dinâmica do engajamento; o quinto artigo, com uma perspectiva estratégica, revela uma desconexão significativa entre as declarações de missão e a efetiva estratégia nos Institutos Federais brasileiros. Já o sexto artigo contribui para a gestão acadêmica ao explorar dimensões específicas do bem-estar subjetivo em estudantes universitários. Esses estudos enriquecem nossa compreensão dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior contemporâneas. Incluído ainda nesta temática, o caso de ensino aborda o dilema de uma empresa júnior, enfrentando o desafio de evitar a evasão de membros e reduzir a rotatividade. Além de discutir sobre a importante presença das empresas juniores nos cursos de Administração, o caso oferece aos estudantes a oportunidade de debater estratégias de gestão de pessoas, processo de tomada de decisão e empreendedorismo, proporcionando uma narrativa real e comum à dinâmica dos estudantes em seu processo formativo.
Além disso, um artigo tecnológico destaca a importância da gestão de crise e comunicação no setor nuclear brasileiro, especificamente na Indústrias Nucleares do Brasil (INB). O estudo de caso resulta em soluções para um Plano de Resposta às Crises, integrando literatura de gestão de crise e comunicação, apresentando práticos fluxogramas para construção de políticas e acionamento do plano.
Esses trabalhos enriquecem as discussões em Ciência da Administração, revelando contribuições teóricas, aplicações práticas e implicações e tecnológicas. Agradecemos aos autores por suas contribuições significativas, aos revisores pela inestimável parceria e desejamos a todos uma ótima leitura.
Editores
Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja: