• v. 30 n. 2(Maio/Ago) (2023)

    Ao apresentar a Edição Especial ALCANCE 25 anos, um túnel do tempo se abre. Em 1998, o antigo Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIVALI, dá início da Revista do Centro, especificamente para os cursos de negócios. Nesse momento, a UNIVALI foca suas ações, além do ensino, à iniciação científica, à pesquisa e inovação. Após 5 anos do lançamento da ALCANCE e com o foco da UNIVALI em pesquisa, dá-se início ao Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA), com o curso de mestrado, já com a avaliação da CAPES.

    A ALCANCE e o PPGA, pelas sinergias existentes entre o ensino e a pesquisa, se unem para alavancar ainda mais a pós-graduação em administração na UNIVALI.

    A Revista Alcance colabora para a consolidação do PPGA e o PPGA dá ainda mais status à ALCANCE, uma revista do Programa de Pós-Graduação.

    Professores do PPGA assumem a editoração da ALCANCE, em cada período, muito trabalho foi realizado, desde já agradecemos toda dedicação. De 2003 a 2005, Rodrigo Bandeira de Mello e a professora Lucila Maria de Souza Campos assumem como editores da revista. Em 2006,  Lucila Maria de Souza Campos e Elaine Ferreira. De 2007 a 2008, Elaine Ferreira e Maurício Reinert. Em 2009, Elaine Ferreira. De 2010 a 2011, Elaine Ferreira e Sidnei V. Marinho. Em 2012, Sidnei Vieira Marinho. De 2013 a 2014, Sidnei Vieira Marinho e Rosilene Marcon. De 2015 a 2017, Cláudio Reis Gonçalo.  De 2018 a 2020, Tatiana Ghedine e Carlos Ricardo Rossetto. De 2021 a 2022, Carlos Ricardo Rossetto e Gustavo Behling.

    A cada ano e a cada novo editor, a revista foi evoluindo que podemos perceber pela evolução da qualificação da Revista pela CAPES. Em 2005, a ALCANCE recebe a avaliação do Sistema de Qualificação da CAPES como Nacional C, passando em 2008 como Nacional B, e em 2009 entra no extrato da pontuação como B3. Em 2012 passa a ser considerada como B2 permanecendo assim até 2016. Na avaliação 2017-2020, a ALCANCE vai para o extrato A, recebendo a avaliação Qualis A4.

    Muitos desafios foram superados por todos os editores e pela coordenação do PPGA, muitas mudanças foram realizadas, aprimoramentos realizados. Tudo para que a ALCANCE evoluísse e acompanhasse as mudanças do  tempo, da inovação, das pessoas e do mundo mais globalizado. 

    Em 2015, com a criação Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística, a ALCANCE se fortalece ainda mais, adicionando em seu escopo, além dos artigos científicos e dos casos para ensino, os artigos tecnológicos. Apresentando assim, artigos aplicados para conectar ainda mais a revista e os programas ao mercado.

    Chegamos em 2023, completando 25 anos e, para comemorar esse feito histórico, apresentamos a EDIÇÃO ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO. Nada mais icônico que ter a participação de professores que já estiveram conosco e de alunos da primeira turma do Doutorado do PPGA. Uma edição mais do que especial, que conta com a participação de amigos que contribuíram para que pudéssemos chegar aqui.

    O primeiro artigo, da Lucila Campos e seus colegas,  apresenta, por meio de um artigo teórico, a Economia circular e a indústria 4.0 numa abordagem para o ensino. O segundo artigo do Valmir Emil Hoffman et al., trata das práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em cooperativas de crédito, utilizando uma abordagem qualitativa. Em seguida, o Rodrigo Bandeira de Melo, hoje professor nos Estados Unidos, e outros autores, fazem um alinhamento entre as atividades políticas das Multinacionais operando no Brasil. Um estudo robusto em 16 casos, descrevendo processo, pessoas e organização. O quarto artigo do Sergio Luís Boeira et al., apresenta um ensaio teórico com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a educação ambiental, crise civilizatória e complexidade. No quinto artigo desta edição, Anielson Barbosa da Silva apresenta as implicações de um programa de educação emocional baseado em Mindfulness no Bem-Estar e nas competências socioemocionais dos estudantes. Já o sexto artigo, do egresso Carlos Eduardo Carvalho e outros autores, discutem a capacidade relacional em parcerias estratégicas, apresentando o papel das competências gerenciais sob uma perspectiva microfundacional. O também egresso Silvio Parodi Camilo et al., apresenta o papel mediador da capacidade absortiva entre fontes externas de conhecimento e desempenho em inovação. Por meio de um estudo de caso em uma cooperativa de eletricidade, chamando atenção para a importância estratégica do conhecimento organizacional. O também egresso, e atualmente professor nos Estados Unidos, Wlamir Xavier e colega, analisam o desenvolvimento de grandes grupos de negócios no Brasil, utilizando uma estratégia de análise histórica. Por fim, o último desta importante edição, professor Éverton Luis Cancellier e seus colegas, trazem um caso para ensino, apresenta um interessante dilema sobre trajetória empreendedora, empreendedorismo feminino e empresa familiar.

    Desde já agradecemos a parceria dos autores que, ao passar pelo PPGA, não só deixaram suas contribuições, como também continuam contribuindo com a nossa revista e nossos programas.

    Por fim, para celebrar a trajetória da ALCANCE, agradecimentos são fundamentais, principalmente: À UNIVALI pelo apoio incondicional à ciência, pesquisa, pós-graduação, inovação e internacionalização. Ao primeiro coordenador do PPGA, Carlos Ricardo Rossetto e à coordenadora atual, Rosilene Marcon, pela dedicação e entusiasmo com a ALCANCE. Ao PMPGIL e sua coordenadora atual, Tatiana Ghedine, pelo acolhimento a revista e contínuo esforço da relação entre o PMPGIL, o mercado e a ALCANCE. A todos os professores atuais do PPGA e do PMPGIL, pelas avaliações, parcerias e divulgação da ALCANCE. A todos os avaliadores e autores, um agradecimento especial. Sem apoio de todos, a ALCANCE não estaria celebrando uma trajetória de 25 anos.

    Muitos objetivos temos e sabemos que enfrentaremos ainda mais desafios, mas com um trabalho em equipe que até hoje temos, a ALCANCE está melhor no presente e preparada para o futuro. Lançamos hoje também, nossa nova capa e formato para deixar a ALCANCE ainda mais moderna.

    Nós  editores  da  ALCANCE nesse momento especial,   nos  sentimos  gratificados  em  escrever  esse  editorial  por  inúmeras  razões, mas  sem  dúvida,  a  mais  relevante  delas  é  poder agradecer a todos.

    Dinorá Floriani e Carlos Marcelo Ardigó

    Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja:

    Edição Especial: 25 anos Revista Alcance

    ECONOMIA CIRCULAR E INDÚSTRIA 4.0 NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UMA VISÃO GERAL SOBRE SUA INTEGRAÇÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS

    PDF (English)


    PRÁTICAS ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE (ESG) E RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL EM COOPERATIVAS DE CRÉDITO

    PDF PDF (English)


    DESVENDANDO ATIVIDADES POLÍTICAS DAS MULTINACIONAIS OPERANDO NO BRASIL: PROCUREMENT LOBBYING

    PDF PDF (English)


    EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CRISE CIVILIZATÓRIA E COMPLEXIDADE

    PDF PDF (English)


    NEM TUDO SÃO FLORES: OS DESAFIOS DE UMA EMPREENDEDORA NO RAMO DE JARDINAGEM E PAISAGISMO

    PDF PDF (English)