SOCIEDADE TECNOLÓGICA: A INFORMAÇÃO E O CONSUMO COMO REFLEXOS DA MODERNIDADE

Autores

  • Agostinho Oli Koppe Pereira Universidade de Caxias do Sul/RS
  • Fabiana Barcelos da Silva Universidade de Caxias do Sul/RS
  • Jerônimo Giron Universidade de Caxias do Sul/RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v19n1.p263-284

Palavras-chave:

Tecnologia. Informação. Consumo. Modernidade.

Resumo

Este trabalho avalia as discussões conceituais que circundam alguns debates do meio acadêmico, dentre os quais sobre o momento social em que se vive: na modernidade ou na pós-modernidade? Evidencia que existem divergências, mas que os teóricos são unânimes em ponderar que a ciência e a técnica imperam como marcos caracterizados desses movimentos. Concomitantemente, reflete-se sobre as características da modernidade/pós-modernidade e sobre a ascensão do uso de novas tecnologias, em especial do computar – Internet, meios de comunicação – e a interação de tal instrumento com o consumo. Por fim, retrata que, atualmente, em diversos países, há a eclosão da sociedade de consumo e que pela interação dos agentes dessa sociedade com as perspectivas consumeristas e tecnológicas, o direito deverá se adequar para compatibilizar a defesa dos direitos das pessoas afetadas pelos efeitos negativos de tal interação.

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Publicado

2014-04-01

Como Citar

PEREIRA, A. O. K.; DA SILVA, F. B.; GIRON, J. SOCIEDADE TECNOLÓGICA: A INFORMAÇÃO E O CONSUMO COMO REFLEXOS DA MODERNIDADE. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 19, n. 1, p. 263–284, 2014. DOI: 10.14210/nej.v19n1.p263-284. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/5550. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos