SOCIEDADE TECNOLÓGICA: A INFORMAÇÃO E O CONSUMO COMO REFLEXOS DA MODERNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v19n1.p263-284Palavras-chave:
Tecnologia. Informação. Consumo. Modernidade.Resumo
Este trabalho avalia as discussões conceituais que circundam alguns debates do meio acadêmico, dentre os quais sobre o momento social em que se vive: na modernidade ou na pós-modernidade? Evidencia que existem divergências, mas que os teóricos são unânimes em ponderar que a ciência e a técnica imperam como marcos caracterizados desses movimentos. Concomitantemente, reflete-se sobre as características da modernidade/pós-modernidade e sobre a ascensão do uso de novas tecnologias, em especial do computar – Internet, meios de comunicação – e a interação de tal instrumento com o consumo. Por fim, retrata que, atualmente, em diversos países, há a eclosão da sociedade de consumo e que pela interação dos agentes dessa sociedade com as perspectivas consumeristas e tecnológicas, o direito deverá se adequar para compatibilizar a defesa dos direitos das pessoas afetadas pelos efeitos negativos de tal interação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.