NANOTECHNOLOGY AS A PRIVILEGED EXAMPLE OF TECHNOLOGICAL INNOVATION: BUILDING FOUNDATIONS FOR THE DESIGN OF THE “QUADRUPLE HELIX”

Autores

  • Wilson Engelmann Universidade de Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Raquel Von Hohendorff Universidade de Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Miriam Helena Schaeffer Universidade de Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v19n3.p877-903

Palavras-chave:

Nanotecnologia, Hermenêutica Filosófica, Quadruple Helix, Direitos Humanos, Lei de Inovação.

Resumo

Um nanômetro é a bilionésima parte de um metro. É nesta ordem grandeza, variando de 1 a 100 nm (1 a 100 nanômetros), que a Revolução Científica está posicionada. Os resultados desta pesquisa partem de laboratórios até as indústrias, e transformam-se em produtos de diversos segmentos, para então, estarem disponíveis para o consumo. Assim, a nanotecnologia surge como o exemplo mais significativo de inovação dos últimos tempos, que promete transformar a vida das pessoas e é o cenário perfeito para criação de novos direitos. Este é o contexto em que o nascimento de um novo conceito de inovação é projetado, construído a através da combinação de quatro hélices: Universidade, Indústria, Estado e Direitos Humanos. É importante dar ao texto da Legislação de Inovação do Estado do Rio Grande do Sul um significado hermenêutico, utilizando o modelo legal que mais se aproxima da proposta da hélice quádrupla.

Downloads

Publicado

2014-11-25

Como Citar

ENGELMANN, W.; VON HOHENDORFF, R.; SCHAEFFER, M. H. NANOTECHNOLOGY AS A PRIVILEGED EXAMPLE OF TECHNOLOGICAL INNOVATION: BUILDING FOUNDATIONS FOR THE DESIGN OF THE “QUADRUPLE HELIX”. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 19, n. 3, p. 877–903, 2014. DOI: 10.14210/nej.v19n3.p877-903. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/6672. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos