INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CONCEITOS, DEFINIÇÕES E ESTRATÉGIAS

Authors

  • Paulo Marcio da Cruz Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Guilherme Nazareno Flores Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Natammy Luana de Aguiar Bonissoni Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v22n1.p357-384

Keywords:

Pós-Graduação Stricto Sensu, Internacionalização, Estratégias.

Abstract

O presente artigo tem por finalidade analisar a internacionalização de programas de pós-graduação stricto sensu como uma das estratégias mais relevantes de aprimoramento dos cursos avaliados pela CAPES. Com este objetivo, a pesquisa apresenta mecanismos utilizados pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIVALI como exemplos para o estabelecimento de programas consistentes de internacionalização.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALBUQUERQUE, Carolina Machado Saraiva de Maranhão; LIMA, Manolita Correia. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Scielo. Vol.14. nº 3, p.583-610. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a04v14n3.

ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education. Australia, vol. 11, nº 3-4, 290-305, 2007. p. 290. Disponível em: http://jsi.sagepub.com/content/11/3-4/290.full.pdf+html.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. História e Missão. Disponível em: http://www.capes.gov.br/historia-e-missao.

_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Doutorado Sanduíche do Exterior (PDSE). Disponível em: http://www.capes.gov.br/component/ content/article?id=4561.

_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Escola de Altos Estudos - EAE. Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/ multinacional/escola-de-altos-estudos.

_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Professor Visitante do Exterior (PVE). Disponível em: http://www.capes.gov.br/cooperacaointernacional/multinacional/pve.

_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Estudante – Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Disponível em: http://www.capes.gov. br/cooperacao-internacional/ multinacional/pec-pg.

_______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Sala de Imprensa. Internacionalização das IES é tema de conferência na SBPC. Disponível em: http://www.capes. gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7090-internacionalizacao-das-universidades-brasileiras-etema-de-conferencia-na-reuniao-anual-da-sbpc .

DE WITT, Hans. Internationalisation of Higher Education in Europe and its assessment, trends and Issues. De Nederlands-Vlaamse Accreditatieorganisatie (NVAO). Disponível em: http://www.nvao.net/page/downloads/Internationalisation_of_Higher_Education_in_Europe_ DEF_december_2010.pdf.

EUROPE. European Comission. Another record-breaking year for Erasmus. Disponível em: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-821_en.htm.

GACEL-AVILA, Jocelyne. La internacionalización de las Universidades mexicanas: Políticas y estrategias institucionales. Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación superior. Disponível em: http://www.ses.unam.mx/curso2009/materiales/m6/LecturaComplementaria/ M6_Complemetaria_Gacel.pdf.

_______. Comprehensive Internationalization in Latin America. In: Trends & Insights for International Education Leaders. Disponível em: https://www.nafsa.org/_/File/_/ti_latin_ america.pdf.

LAUS, Sonia Pereira; MOROSINI, Marilia Costa. Internationalization of Higher Education in Brazil. Hans de wit, Isabel Jaramillo, Jocelyne Gacen-Avila, Jane Knight (Eds). In: Higher Education in Latin America: the international dimension. Washington: The World Bank, 2005.

LIMA, Manolita Correia. Características atuais das políticas de internacionalização das instituições de educação superior no Brasil. Revista Científica e-curriculum. v. 12, n. 3. 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3202/2124.

MONTEIRO, Viviane. A internacionalização da pós-graduação. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Julho de 2014. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/site/ noticias/materias/detalhe.php?id=3190.

UNESCO. Global education digest 2007: Comparing Education Statistics Across the World. Disponível em: http://www.uis.unesco.org/Library/ Documents/ged07-en.pdf.

UNESCO. Papers on high education. Internationalization of Higher Education: an institutional perspective. Bucharest, 2000. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ images/0012/001222/122253eo.pdf.

UNIVALI. Universidade de Alicante (Espanha) – Dupla Titulação para o Doutorado. Disponível em: http://www.univali.br/ppcj.

Published

2017-05-02

How to Cite

DA CRUZ, P. M.; FLORES, G. N.; DE AGUIAR BONISSONI, N. L. INTERNACIONALIZAÇÃO DE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: CONCEITOS, DEFINIÇÕES E ESTRATÉGIAS. Journal of Law Studies, Itajaí­ (SC), v. 22, n. 1, p. 357–384, 2017. DOI: 10.14210/nej.v22n1.p357-384. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/10651. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos