A VALIDAÇÃO DO DIPLOMA SUPERIOR: ANÁLISE A PARTIR DAS IDEIAS DE GLOBALIZAÇÃO, TRANSNACIONALIDADE E DAS PROPOSTAS DO PROCESSO DE BOLONHA
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v6n1.p55-75Palavras-chave:
Globalização, Transnacionalidade, Título acadêmicoResumo
A presente pesquisa tem por escopo analisar a validação de diplomas da Educação Superior a partir das ideias de Globalização, Transnacionalidade e das propostas do Processo de Bolonha. Sendo assim, especificou-se como objetivo caracterizar os processos de Globalização e Transnacionalização verificando a influência destes processos econômicos na evolução dos procedimentos aplicados
na validação de título acadêmicos no Brasil. Para alcançar tal enfoque, a pesquisa foi dividida em quatro momentos. No primeiro foi realizada a análise sobre os aspectos gerais da Globalização e da Transnacionalidade. Na segunda etapa, estudou-se brevemente a Educação Superior contemporânea. Em que pese à terceira etapa, serviu para tecer considerações gerais sobre o Processo de Bolonha. Por fim, no quarto tópico, esclareceu-se a validação de títulos acadêmicos no Brasil. Conclui-se, portanto, que as Universidades possuem
autonomia para dispor da forma como quiserem sobre o procedimento de validação dos títulos acadêmicos provindos do exterior, mas que diante da forte necessidade atual de Transnacionalização de conhecimento, é imperioso que a
análise feita pelas Universidades leve em conta a qualidade do conhecimento e da pesquisa desenvolvida fora do país, e nunca o fator comercial, uma vez que a vinda de inovações científicas estrangeiras contribuirá consideravelmente ao
crescimento nacional. Quanto à Metodologia, foi utilizada a base lógica Indutiva, além das Técnicas do Referente, da Categoria, do Conceito Operacional e da Pesquisa Bibliográfica.
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